metropoles.com

Mais da metade dos brasileiros entrou em 2021 sem dinheiro guardado

O levantamento indica que 55% dos entrevistados não pouparam nenhum recurso em 2020 nem tinham reservas de anos anteriores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Santos/Usp Imagens
poupança
1 de 1 poupança - Foto: Marcos Santos/Usp Imagens

Mais da metade dos brasileiros das classes A, B e C entrou em 2021 sem R$ 1 guardado. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Datafolha, que ouviu 3,4 mil pessoas da população economicamente ativa das classes A, B e C em todas as regiões do país.

O levantamento indica que 55% dos entrevistados não guardaram nenhum dinheiro em 2020 nem tinham reservas de anos anteriores. Dentre essas pessoas, prevalece a classe C, na qual estão 74% dos não investidores. Outros 24% pertencem à classe B e apenas 2% dos que não pouparam nada em 2020 são da classe A.

Restrições orçamentárias, como falta dinheiro, salário baixo, desemprego ou falta de um emprego fixo lideram as justificativas para a ausência de poupança.

“Os reflexos da pandemia foram mais duros sobre as finanças da população de renda mais baixa. É compreensível que a classe C tenha sido mais impactada e, por isso, tenha poupado menos em 2020″, diz Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Certificação e Educação de Investidores da Anbima.

Justamente por ter sentido mais o baque, a classe C lidera a intenção de fazer algum investimento em 2021. Entre os que entraram o ano sem nenhuma reserva financeira, 54% declararam que pretendem investir. Destes, 72% são da classe C, 26% da classe B e 2% da classe A.

A principal motivação é a segurança financeira, apontada por 70% dos que querem aplicar algum dinheiro este ano. Outros 16% indicam a vontade de consumir como razão para guardar dinheiro.

“Os reflexos da pandemia sobre o bolso de uma boa parcela da população contribuem para que as pessoas reconheçam a importância de ter uma reserva financeira. Agora, vamos acompanhar para ver se essa intenção se transformará, de fato, em ação”, afirma Billi.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?