metropoles.com

Mais Brasil: se aprovado, 12 estados ficam em emergência fiscal

Segundo a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, o principal problema é a despesa com pessoal acima de 60% da receita líquida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metropoles
Paulo-Guedes1
1 de 1 Paulo-Guedes1 - Foto: Hugo Barreto/Metropoles

Se as regras do Plano Mais Brasil, pacote do governo federal para o saneamento das contas públicas, estivessem aprovadas pelo Congresso, ao menos 12 estados estariam em estado de emergência fiscal.

A estimativa do Ministério da Economia foi apresentada nesta terça-feira (05/11/2019). Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão, Piauí, Tocantins, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os estados afetados.

Segundo a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, o principal problema nesses estados é a despesa com pessoal maior que 60% da receita corrente líquida.

Uma das ações emergenciais previstas pelo governo é que despesas obrigatórias sejam desindexadas em casos de emergência fiscal. Ficam garantidos os reajustes dos benefícios previdenciários e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) pela inflação.

Entre as medidas para os estados em emergência fiscal estão o cancelamento de concursos públicos, redução de 25% no salário ena  jornada de servidores, suspensão de reajustes, de criação de despesas obrigatórias e de benefícios tributários.

Se aprovado pelo Congresso, o executivo municipal ou estadual deverá notificar o governo federal da situação fiscal.

Menos municípios
Entre as propostas do governo federal para desafogar as contas públicas, está a diminuição do número de municípios brasileiros. Esse é um dos pontos apresentados pela PEC do Pacto Federativo, enviada ao Congresso nesta terça-feira.

Segundo o documento elaborado pela equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, o município com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total será incorporado por município vizinho.

O governo argumenta que “unidos gastamos menos e melhor”. No entendimento de Guedes, “menos é mais”. A medida prevê uma nova restrição na criação de municípios.

Atualmente, o Brasil tem 5.570 municípios. O Ministério da Economia apresentou uma estimativa de 1.254 cidades que podem “deixar de existir”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?