metropoles.com

Maia diz que decisão do governo de transferir Coaf para BC é boa

Segundo o presidente da Câmara, a afirmação seria para que o órgão não “ficar bisbilhotando a vida dos outros”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rodrigo Maia
1 de 1 Rodrigo Maia - Foto: null

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira (19/08/2019) que a decisão do governo de transferir o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Economia para o Banco Central é “uma boa decisão”. Para ele, o órgão não pode “ficar bisbilhotando a vida dos outros”.

“A medida provisória do Coaf é muito importante que a gente gere uma estrutura de forma clara e independente. O órgão é uma estrutura de Estado e não de governo. Ninguém pode ficar bisbilhotando a vida dos outros, tem regras e as regras são feitas, as leis são feitas para que todos cumpram. No setor público o servidor tem de cumprir as leis”, disse em seu Podcast semanal publicado nesta segunda.

A medida provisória com a mudança deve ser assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) nos próximos dias. A intenção, segundo o próprio presidente já afirmou, é tirar o Coaf do “jogo político”. A MP ainda está em análise no Palácio do Planalto. Para Maia, o Banco Central é um “órgão técnico”.

O presidente da Câmara afirmou também que a Casa irá discutir a proposta de autonomia do Banco Central. De acordo com ele, o texto sobre a questão já está organizado. “Nós temos muita confiança que o presidente tem esse foco de como vamos de fato atender melhor o brasileiro”, disse.

Maia disse ainda que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, quer discutir com o Congresso uma nova lei cambial, a redução do spread bancário e a remuneração do depósito bancário.

Comissão de saneamento
O presidente da Câmara anunciou também, em seu podcast semanal, que instalará na próxima quarta-feira (21/08/2019) a comissão especial que analisará o projeto de lei que institui um novo marco legal para o saneamento básico no país. A proposta será relatada pelo deputado Geninho Zuliani (DEM-SP) e o presidente do colegiado será o deputado Evair de Melo (PP-ES).

De acordo com Maia, a comissão deverá analisar a proposta em, no máximo, quatro semanas. “O Senado votou um texto, mas a gente precisa fazer algumas mudanças. O governo mandou outro projeto, por isso é importante a criação da comissão especial. Vou estar presente para mostrar a importância e a urgência desse tema. Já estamos atrasados”, disse.

Esporte
Maia afirmou ainda que fará uma reunião na quarta para discutir o projeto de lei que trata da modernização do futebol. “A modernização não é apenas pelo interesse econômico do futebol, é também pelo interesse social. Hoje o futebol representa menos de 1% do nosso PIB”, disse.

O presidente da Câmara defendeu que haja uma valorização com mais investimentos nos atletas de base. “Na hora que a gente coloca dinheiro aqui, a gente faz um projeto social onde os clubes vão ter mais recursos para investir na base e é isso que vai valorizar o capital daqueles que vão ter a atração de investir no futebol”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?