metropoles.com

Lula encaminha ao Senado indicações para a diretoria do BC

Em 2025, o presidente Lula terá indicado sete dos nove integrantes do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que define a taxa de juros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Imagem colorida de Lula gesticulando e segurando microfone - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Lula gesticulando e segurando microfone - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou, na noite dessa terça- feira (3/12), os nomes dos três indicados para assumir as vagas na diretoria do Banco Central (BC) ao Senado Federal. O despacho está no Diário Oficial da União (DOU).

Em 2025, o petista terá indicado sete dos nove integrantes do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic. Os demais diretores são remanescentes da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os indicados são:

  1. Gilneu Vivan, na vaga de Otávio Damaso (Diretoria de Regulação);
  2. Izabela Correa, na vaga de Carolina de Assis Barros (Diretora de Relacionamento Institucional, Cidadania e Supervisão de Conduta); e
  3. Nilton David, na vaga de Gabriel Galípolo (Diretoria de Política Monetária).

Após a formalização das indicações, eles precisam ser sabatinados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), bem como ter os nomes aprovados pelo colegiado e pelo plenário da Casa Alta. A expectativa é de que a sabatina ocorra na próxima quarta-feira (11/12).

Caso as indicações sejam aprovadas pelo Senado Federal ainda em 2024, os três indicados passarão a exercer o cargo de diretor do Banco Central do Brasil a partir de 1° de janeiro de 2025.

Perfil dos indicados por Lula

Gilneu Francisco Astolfi Vivan

É servidor do Banco Central do Brasil desde 1994. Atualmente, é chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor). Mestre e bacharel em economia pela Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Até o início de 2024, atuou como chefe do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro Nacional. Também representou o Brasil em diversos grupos internacionais, tais como Analytical Group on Vulnerabilities, do Financial Stability Board, responsável por avaliar as ameaças ao sistema financeiro mundial.

Izabela Moreira Correa

É servidora do Banco Central do Brasil desde 2006 e atual secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União. Foi pesquisadora de pós-doutorado na Escola de Governo da Universidade de Oxford e tem doutorado em Governo pela London School of Economics and Political Science (2017).

É mestre em ciência política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduada em administração pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.

Nilton José Schneider David

Atualmente, é chefe de Operações de Tesouraria do Banco Bradesco. Tem grande experiência no mercado financeiro, tendo trabalhado em diversas instituições no Brasil e no exterior. É graduado em engenharia de produção pela Escola de Engenharia Politécnica, da Universidade de São Paulo (USP).

Novo presidente do BC

O diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, assumirá a presidência do Banco Central a partir de 1º de janeiro de 2025, com o término do mandato do atual presidente, Roberto Campos Neto — que foi indicado por Bolsonaro.

No comando do BC, Galípolo terá de enfrentar alguns desafios, como a alta dos juros e o controle da inflação. Atualmente, a taxa Selic está em 11,25% ao ano. Em declarações recentes, ele disse que o atual cenário econômico indica para “juros mais altos por mais tempo”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?