metropoles.com

Lula deve anunciar ministro do Planejamento até o fim desta semana

A informação é do petista Rui Costa, futuro ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Lula, presidente eleito, chora em pulpito durante discurso em sua diplomação no TSE por lembrar dos questionamentos por não ter diploma superior - Metrópoles
1 de 1 Lula, presidente eleito, chora em pulpito durante discurso em sua diplomação no TSE por lembrar dos questionamentos por não ter diploma superior - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O futuro ministro-chefe da Casa Civil de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Rui Costa, afirmou nesta segunda-feira (19/12) que o presidente eleito deve anunciar dois novos ministros para compor a Esplanada até a sexta-feira (23/12). Um dos nomes será o do Planejamento. A declaração foi feita na sede da transição de governo, em Brasília.

Os nomes cotados para o posto são os de Wellington Dias (ex-governador do Piauí e senador eleito pelo mesmo estado), André Lara Resende (economista e ex-presidente do BNDES), Esther Dweck (economista) e Renan Filho (ex-governador de Alagoas e senador eleito).

Lara Resende é o único da lista que integra o grupo técnico da área econômica. Wellington Dias está na articulação política.

Após rumores de que havia recebido um convite para o Planejamento, Pérsio Arida negou. “Esse suposto convite não passa de um devaneio de algumas agências de notícias. Foi difundido e a quimera acabou sendo tomada como se verdade fosse. O fato é que não recebi nenhum convite ou qualquer sondagem para ser Ministro do Planejamento ou da Fazenda”, afirmou o ex-presidente do Banco Central e um dos formuladores do Plano Real ao jornal Folha de S.Paulo.

Arida era o nome preferido de investidores e analistas devido à sua atuação na formulação do Plano Real e no Banco Central.

Dois ministérios

Jair Bolsonaro uniu a Fazenda e o Planejamento e transformou a pasta no Ministério da Economia, como foi feito no governo de Fernando Collor, quando Zélia Cardoso esteve no  cargo.

Agora, Lula pretende desmembrar o ministério e o transformar novamente em dois, com Fazenda e Planejamento. No caso da Fazenda, Fernando Haddad já está escolhido para o cargo, porém, o mercado cobra pela “pasta casada” para saber como será a cara do novo governo.

Lula já tinha indicado que queria nomes “políticos” e não tecnocratas para articular junto ao Congresso, mas a Fazenda e o Planejamento sempre tiveram cobranças por figuras técnicas devido ao caráter estruturante para o país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?