Lucro dos bancos bate recorde em 2021 e supera níveis pré-pandemia
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9/8), no Relatório de Estabilidade Financeira elaborado pelo Banco Central
atualizado
Compartilhar notícia
O lucro dos bancos superou níveis pré-pandemia de Covid-19 ao registrar ganho líquido de R$ 132 bilhões em 2021. O número representa 49% a mais do que em 2020, e 10% além do obtido em 2019.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9/8), no Relatório de Estabilidade Financeira, elaborado pelo Banco Central.
O lucro do ano passado, segundo o BC, bateu recorde na série histórica, iniciada em 1994.
O relatório diz que a rentabilidade das instituições financeiras se recuperou. O chamado retorno sobre o patrimônio líquido do sistema bancário nacional alcançou 15,1% em dezembro do ano passado, contra 11,5% no fechamento de 2020.
A receita de serviços oferecido pelos bancos, de acordo com o documento, cresceu 10% em relação a 2020 por conta de uma melhora na atividade econômica.
O relatório afirma que o resultado positivo se deve ao crescimento da margem de juros, a redução de despesas com provisões e ganho de eficiência.
“A rentabilidade do sistema deve se manter resiliente, mas os lucros tendem a crescer em ritmo mais lento. O cenário para 2022 é de atividade econômica mais fraca, menor crescimento do crédito, normalização da inadimplência e de custo de captação e operacional mais altos”, explica o texto.