metropoles.com

Juros fecham em queda, apesar de avanço do dólar

O alívio das taxas destoa do estresse dos demais mercados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Os juros futuros fecharam a sessão regular em queda, que foi mais acentuada nos contratos de longo prazo, mas o volume nesta segunda-feira (2/7) dia de jogo da seleção brasileira na Copa da Rússia, foi abaixo do padrão.

Num dia de agenda e noticiário locais sem destaque, o movimento ainda se deve aos ajustes de posição à percepção de que a intenção do Comitê de Política Monetária (Copom) é manter a Selic em 6,50% em sua reunião de agosto, caso permaneça o cenário de inflação sob controle e expectativas alinhadas à meta.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2019 terminou na mínima de 6,785%, ante 6,834% no ajuste da sexta-feira, e a do DI para janeiro de 2020 terminou em 8,28%, de 8,32% no último ajuste. A taxa do DI para janeiro de 2021 caiu de 9,31% para 9,25% e a do DI para janeiro de 2023, de 10,80% para 10,67%.

Rafael Bevilacqua, estrategista-chefe da Levante Ideias de Investimentos, lembra que, nas últimas semanas, as taxas vinham acumulando muito prêmio e depois das mensagens do Banco Central estão partindo para uma correção. “O BC pontuou bem na ata e no relatório de inflação que a questão é a inflação e que não há relação mecânica com o câmbio. Se formos pensar no tanto que as taxas tinham ‘ido’, é natural voltarem agora”, afirmou.

O alívio das taxas destoa do estresse dos demais mercados. No câmbio, o dólar tem alta generalizada e, no Brasil, se situava na casa dos R$ 3,90 na última hora. As moedas de economias emergentes estão entre as mais penalizadas pela redução do apetite ao risco determinada pelos temores de guerra comercial dos Estados Unidos contra União Europeia e China.

Às 16h30, o dólar à vista subia 0,85%, aos R$ 3,9110, e o Ibovespa reduzia as perdas para -0,10%, aos 72.630,60 pontos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?