metropoles.com

Juro médio no rotativo do cartão de crédito chega a 279,8% ao ano

Taxa subiu 4,1 pontos porcentuais de outubro para novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Santos/USP
Cartão de crédito
1 de 1 Cartão de crédito - Foto: Marcos Santos/USP

O juro médio total cobrado no rotativo do cartão de crédito subiu 4,1 pontos porcentuais de outubro para novembro, informou na manhã desta quinta-feira (27/12) o Banco Central. Com isso, a taxa passou de 275,7% para 279,8% ao ano.

O juro do rotativo é uma das taxas mais elevadas entre as avaliadas pelo BC. Dentro desta rubrica, a taxa da modalidade rotativo regular passou de 253,2% para 255,6% ao ano de outubro para novembro. Neste caso, são consideradas as operações com cartão rotativo em que houve o pagamento mínimo da fatura.

Já a taxa de juros da modalidade rotativo não regular passou de 291,1% para 296,8% ao ano. O rotativo não regular inclui as operações nas quais o pagamento mínimo da fatura não foi realizado.

No caso do parcelado, ainda dentro de cartão de crédito, o juro passou de 166,1% para 161,5% ao ano. Considerando o juro total do cartão de crédito, que leva em conta operações do rotativo e do parcelado, a taxa passou de 60,2% para 58,8% de outubro para novembro.

Em abril de 2017, começou a valer a nova regra que obriga os bancos a transferir, após um mês, a dívida do rotativo do cartão de crédito para o parcelado, a juros mais baixos.

A intenção do governo com a nova regra era permitir que a taxa de juros para o rotativo do cartão de crédito recuasse, já que o risco de inadimplência, em tese, cai com a migração para o parcelado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?