IRPF 2021: Receita muda programa para quem tem imposto a pagar
A prorrogação da entrega da declaração neste ano, até 31 de maio, fez com que todos os vencimentos também fossem adiados
atualizado
Compartilhar notícia
A Receita Federal liberou nesta quinta-feira (29/4) nova versão do programa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021 em seu site. A mudança é para os usuários que têm imposto a pagar.
A prorrogação da entrega da declaração neste ano, até 31 de maio, fez com que todos os vencimentos também fossem adiados. Dessa forma, o sistema já emitirá guias unificadas de recolhimento de impostos (Darf) vinculadas às novas datas previstas.
Para baixar a nova versão do PGD/2021, clique aqui.
O órgão destaca que não há problema em pagar até 31 de maio Darf emitido em 30 de abril. O pagamento poderá ser feito sem qualquer acréscimo.
Apesar da prorrogação do prazo, o cronograma de pagamento das restituições permanece o mesmo. Quanto antes o contribuinte enviar a declaração, mais cedo receberá a sua restituição de Imposto de Renda.
Para os que desejam fazer o pagamento por débito automático, entretanto, o prazo do envio é até o dia 10 de maio.
O que vence dia 31 de maio
- Darf cota única;
- Primeira cota;
- Devolução do auxílio emergencial;
- Doação relativa ao Estatuto da Criança e do Adolescente;
- Doação relativa aos Fundos controlados pelos conselhos do Idoso.
A Receita esclareceu ainda que, após o dia 30 de abril, os débitos aparecerão como vencidos no Portal e-CAC, mas a mudança nas contas bancárias terá a data alterada para o último dia de maio.