metropoles.com

IPVA subirá 12% em 2023, em média; saiba como calcular e pagar

De acordo com a Zapay, os motoristas deverão pagar um IPVA 12% mais caro no ano que vem, por causa da valorização dos veículos usados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Carros trafegando em pista e viaduto ao fundo
1 de 1 Carros trafegando em pista e viaduto ao fundo - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Dezembro mal começou, mas as contas de janeiro já começam a preocupar. Para os donos de veículos, aqui vai uma notícia não tão boa: o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais caro em 2023.

De acordo com cálculos da fintech Zapay, os donos de carros, motos e utilitários pagarão, em média, 12% mais do que pagaram no início de 2022.

Não houve mudança no valor das alíquotas em relação ao último ano. O reajuste ocorreu principalmente por causa da valorização dos carros seminovos.

O IPVA é calculado sobre o valor venal do veículo no mês de setembro de 2022 na tabela Fipe, elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. A consulta ao valor do seu veículo no mês de referência pode ser feita neste link.

Já a alíquota varia de acordo com o tipo de veículo (carro de passeio, moto, ônibus e caminhão) e de estado para estado. Santa Catarina, por exemplo, é o ente federativo com a menor alíquota de IPVA para veículos de passeio. Já moradores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro pagam 4%.

Como pagar o IPVA 2023

A maioria das secretarias estaduais da Fazenda permitem que o contribuinte pague o IPVA com desconto, em parcela única, em janeiro. Também é possível pagar o imposto sem desconto em três ou quatro parcelas – basta acessar o aplicativo ou site de um banco conveniado e fazer a opção pelo parcelamento.

As datas de vencimento das parcelas depende do final da placa do veículo e do estado de origem. A maior parte das secretarias estaduais já divulgou o calendário de pagamento, e em alguns deles, como o Distrito Federal, a primeira parcela vencerá somente em fevereiro.

Além do parcelamento nos bancos, algumas fintechs credenciadas pelos governos estaduais oferecem a opção de dividir o IPVA (e outros débitos dos veículos) em até 12 vezes no cartão de crédito. A depender do número de parcelas, pode haver o acréscimo de juros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?