IPCA-15: prévia da inflação é de 0,02% em junho, a menor taxa desde 2006
Preço das passagens aéreas teve queda de 26% neste mês. Dados foram divulgados nesta quinta-feira (25/06) pelo IBGE
atualizado
Compartilhar notícia
Influenciada por mais uma forte queda (-26%) no preço das passagens aéreas, a prévia da inflação de junho ficou em 0,02%, o menor resultado para o mês desde 2006, quando a taxa tinha sido de -0,15%. Na prática, isso significa que os preços praticamente se estabilizaram em comparação com o mês passado.
Os dados, que foram divulgados nesta quinta-feira (25/06), são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A prévia da inflação é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15).
Nos últimos 12 meses, o índice alcançou 1,92%, pouco abaixo dos 1,96% registrados no período imediatamente anterior. No acumulado do trimestre, é a menor taxa (-0,58%) desde setembro de 1998, o que significa que houve deflação, ou queda dos preços.
No lado das altas, o maior impacto de alta nos preços veio do grupo alimentação e bebidas (0,47%). Cresceram os valores de coração da batata-inglesa, carnes e cebolas. Por outro lado, tomate e cenoura tiveram variação negativa.
O Metrópoles mostrou nessa quarta-feira (24/06) que a inflação dos alimentos é maior ainda para famílias de baixa renda. Veja como economizar ao ir no mercado para fazer as compras.
Segundo o IBGE, Brasília (DF) registrou, particularmente, uma prévia da inflação de 0,1%. É a terceira capital com o maior índice, atrás apenas de Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO).