metropoles.com

Investimentos públicos: Dilma tocou o bumbo até afundar, diz Guedes

Ministro também afirmou que a agenda de desestatizações segue caminhando apesar da pandemia da Covid-19 ter atrasado o processo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metropoles
Paulo-Guedes1
1 de 1 Paulo-Guedes1 - Foto: Hugo Barreto/Metropoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, negou que o governo vai aumentar os investimentos públicos e afirmou que isso seria repetir o erro, em seu diagnóstico, cometido pela ex-presidente Dilma Rousseff. Guedes também argumentou nesta segunda-feira (5/4), em live promovida pela XP Investimentos, que a agenda de desestatizações segue caminhando apesar da pandemia da Covid-19 ter atrasado o processo.

Guedes acredita que o setor privado tem mais condições que o estado para investir na economia, desde que um fiscal forte possibilite o controle de juros baixos.

“Quem estiver vendendo que o governo vai crescer com investimentos públicos está tocando um bumbo que a gente já tocou e deu errado. Dilma tocou o bumbo até afundar ela, o mandato, tudo. Temos que tomar cuidado com discurso de ‘vamos crescer’, porque se for pelo lado errado, vai dar muito errado”, afirmou.

Neste contexto, o ministro defende que a retoma econômica provenha do setor privado. “No curto prazo, temos desafio de transformar volta em V pelo consumo em investimento. Se fizermos a retomada pelo setor público, a inflação dispara e o desemprego resiste”, alertou.

Na videoconferência, o ministro afirmou que a inclusão da Eletrobras e dos Correios no Programa Nacional de Desestatização (PND) comprova que a base do governo está alinhada com o programa de privatizações.

“Colocamos essas empresas na esteira”, afirmou . O ministro também disse que o ideal é fazer a capitalização da Eletrobras, e não fatiar a empresa em diversos leilões.

2 imagens
A ex-presidente Dilma teve o aparamento arrombado no Rio de Janeiro
1 de 2

Ministro da Economia, Paulo Guedes

Hugo Barreto/Metropoles
2 de 2

A ex-presidente Dilma teve o aparamento arrombado no Rio de Janeiro

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?