metropoles.com

Investimento se refaz mais veloz do que em outras crises, diz Economia

Secretaria aponta que o investimento privado levou quatro trimestres para se recuperar da recessão provocada pela pandemia da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels/Divulgação
bolsa de valores – investimentos
1 de 1 bolsa de valores – investimentos - Foto: Pexels/Divulgação

O Ministério da Economia informou, nesta terça-feira (27/7), que o investimento empresarial está se recuperando mais rápido da pandemia da Covid-19 do que em crises econômicas anteriores, como em 2015-2016, 2008-2009 e 1980-1983.

De acordo com a Secretaria de Política Econômica da pasta,  o bom desempenho é resultado de mudanças no investimento, hoje financiado majoritariamente pelo setor privado.
“Ao contrário das últimas retomadas, o setor público não é o provedor do crédito e não direciona o capital para diferentes empreendimentos. Ao aumentar a liberdade econômica, há aumento da produtividade, menores custos econômicos via empréstimos subsidiados e ganho de bem-estar a toda a população”, registra nota da secretaria.
Os dados compilados pela secretaria apontam que o investimento privado levou quatro trimestres para se recuperar da recessão provocada pela pandemia. Em 2008, o investimento demorou cinco trimestres para se consolidar novamente.
A nota, ainda, revela que a produção de bens de capital está em ritmo mais acelerado que o da produção industrial.”Enquanto a produção industrial acumulou 1,1% de alta nos últimos 12 meses até abril de 2021, a produção de bens de capital cresceu 5,1% nessa mesma base de comparação”, afirma o ministério.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?