Investimento se refaz mais veloz do que em outras crises, diz Economia
Secretaria aponta que o investimento privado levou quatro trimestres para se recuperar da recessão provocada pela pandemia da Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
Pexels/Divulgação
O Ministério da Economia informou, nesta terça-feira (27/7), que o investimento empresarial está se recuperando mais rápido da pandemia da Covid-19 do que em crises econômicas anteriores, como em 2015-2016, 2008-2009 e 1980-1983.
De acordo com a Secretaria de Política Econômica da pasta, o bom desempenho é resultado de mudanças no investimento, hoje financiado majoritariamente pelo setor privado.
“Ao contrário das últimas retomadas, o setor público não é o provedor do crédito e não direciona o capital para diferentes empreendimentos. Ao aumentar a liberdade econômica, há aumento da produtividade, menores custos econômicos via empréstimos subsidiados e ganho de bem-estar a toda a população”, registra nota da secretaria.
Os dados compilados pela secretaria apontam que o investimento privado levou quatro trimestres para se recuperar da recessão provocada pela pandemia. Em 2008, o investimento demorou cinco trimestres para se consolidar novamente.
A nota, ainda, revela que a produção de bens de capital está em ritmo mais acelerado que o da produção industrial.”Enquanto a produção industrial acumulou 1,1% de alta nos últimos 12 meses até abril de 2021, a produção de bens de capital cresceu 5,1% nessa mesma base de comparação”, afirma o ministério.