Investidores dos EUA entram com ação contra a JBS
Após a operação da PF, as ações na bolsa de valores despencaram, o processo aponta que os preços dos ativos foram aumentados propositalmente
atualizado
Compartilhar notícia
Investidores estrangeiros protocolaram na quinta-feira (23/3) uma ação coletiva contra a JBS e dois de seus principais executivos, solicitando compensações financeiras pela aquisição de ações da companhia no exterior (as chamadas ADRs), motivados pela Operação Carne Fraca da Polícia Federal.
O documento, que foi protocolado pela Leonforte Holdings na corte do distrito leste de Pennsylvania, nos Estados Unidos, cita Wesley Mendonça Batista, vice-presidente do conselho de adminstração da companhia, e Gilberto Tomazoni, presidente global do negócio de aves da dona das macas Friboi, Seara, Swift, entre outras.
A JBS é suspeita de participar de um esquema de corrupção de fiscais para permitirem a venda de carne adulterada. Os advogados demandam que o caso seja levado a julgamento.
Os investidores que fazem parte da ação compraram ADRs da JBS entre 2 de junho de 2015 e 17 de março de 2017. A ação conjunta, ou class action, como é conhecida nos EUA, aponta que os preços destes ativos financeiros foram “inflados artificialmente” de forma deliberada pela companhia, por Batista e Tomasoni.“Executivos da JBS pagaram propinas para reguladores e políticos para subverter inspeções de alimentos de suas fábricas e a supervisão de práticas sanitárias, como o processamento de carne podre e dirigir plantas com rastros de salmonela”, aponta a ação conjunta. “De acordo com autoridades brasileiras, a JBS ‘não se importava sobre a qualidade da carne ou alimentos'”. E o documento enfatiza que “os acusados falsificaram documentos relativos a exportações para Europa, China e Oriente Médio.”
Neste contexto, a ação conjunta aponta que as informações prestadas pela companhia e seus principais executivos enganou o juízo dos investidores, o que provocou perdas financeiras substanciais. Procurada, a JBS não se manifestou até a publicação dessa nota.