metropoles.com

Intenção de consumo das famílias cresce 2,1% em outubro, aponta CNC

Essa foi a nona alta consecutiva do indicador devido à deflação nos preços nos últimos meses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida de Goiânia (GO)
Mulher em exposição de roupas no comércio de Aparecida de Goiânia (GO)
1 de 1 Mulher em exposição de roupas no comércio de Aparecida de Goiânia (GO) - Foto: Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida de Goiânia (GO)

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 2,1% em outubro, na comparação com o mês passado, e atingiu 87 pontos em uma escala de 0 a 200. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (20/10), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Essa foi a nona alta consecutiva do indicador devido à deflação nos preços nos últimos meses. Em setembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial, caiu 0,29%, sendo o terceiro mês de queda.

Além disso, há o aumento da taxa de empregos formais e transferências de renda por meio do Auxílio Brasil. 

A CNC destacou ainda as contratações de crédito, que ocorrem em meio à alta da Selic em 13,75%. A taxa de juros foi “travada” na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) após um longo ciclo de elevações de mais de um ano. 

Entre os sete componentes do índice, as maiores altas foram apresentadas pelo nível de consumo atual (4,1%) e a perspectiva de consumo (2,5%). Os demais componentes também tiveram crescimento: momento para a compra de bens duráveis (2,1%), renda atual (2,1%), acesso ao crédito (1,9%), emprego atual (1,5%) e perspectiva profissional (1,2%).

Na comparação com outubro do ano passado, o crescimento chegou a 18,9%, com destaques para renda atual (28,2%), perspectiva profissional (25,3%), emprego atual (25,1%) e nível de consumo atual (22,3%).

A intenção de consumo cresceu mais nas famílias com renda mais baixa (até dez salários mínimos): 2,2% na comparação com setembro e 20,4% em relação a outubro do ano passado. Entre quem ganha mais de dez salários mínimos, os crescimentos foram de 1,7% e 13,7%, respectivamente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?