metropoles.com

Intenção de consumo das famílias atinge maior nível desde 2020

Intenção de Consumo das Famílias (ICF) chegou aos 89 pontos em novembro, alta de 21,3% em relação ao mesmo período do ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Consumidor escolhe verduras de caixas na Ceasa, no DF, segurando sacola amarela nas costas - Metrópoles
1 de 1 Consumidor escolhe verduras de caixas na Ceasa, no DF, segurando sacola amarela nas costas - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A intenção de consumo das famílias brasileiras atingiu o maior nível desde abril de 2020, ainda no início da pandemia de Covid-19. É o que mostram dados divulgados nesta segunda-feira (21/11) pela pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com o levantamento, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) chegou aos 89 pontos em novembro. Em relação ao mesmo período do ano passado, o indicador teve alta de 21,3% – a maior já registrada pela série histórica, segundo a CNC.

Na comparação com outubro deste ano, o crescimento foi de 1,3%. Apesar do bom resultado neste mês, o indicador segue na chamada “zona de insatisfação”, abaixo dos 100 pontos.

Ainda segundo o relatório da CNC, a alta em novembro se deve à melhoria da conjuntura econômica, com queda da inflação e do desemprego nos últimos meses. A entidade projeta que a perspectiva para os próximos meses é positiva.

A pesquisa mostrou que todos os sete parâmetros que compõem o indicador registraram crescimento na comparação com novembro de 2021. Três deles tiveram aumento acima do ICF geral: emprego atual (25%), perspectiva profissional (25,8%) e renda atual (29,7%).

Consumo nos lares brasileiros

Outro levantamento, este feito pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apontou que o consumo nos lares brasileiros registrou um avanço de 11,19% em setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021.

Em relação a agosto, a alta no consumo nos lares brasileiros foi de 0,39%. No acumulado do ano entre janeiro e setembro, o crescimento chega a 2,84%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A projeção inicial da Abras para 2022 era um crescimento de 2,5% no consumo dos lares brasileiros. A estimativa foi revisada e agora é de 3% a 3,3% – apenas 0,5 ponto percentual acima do acumulado já alcançado até setembro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?