metropoles.com

INSS: veja quem precisa realizar perícia médica para receber o benefício

Hoje, mais de 369 mil pedidos para o procedimento dizem respeito à solicitação do auxílio por incapacidade temporária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Fila de pessoas no INSS
1 de 1 Fila de pessoas no INSS - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Atualmente, cerca de 790 mil requerimentos aguardam a realização de perícia médica pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a concessão do benefício.

Mais de 369 mil se referem a pedidos do auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e 393,6 mil a Benefício de Prestação Continuada (BPC) para deficientes.

Desde o último dia 14, as agências de Previdência Social começaram a reabrir, mas seguem sem a presença de médicos peritos federais em várias delas.

Na última sexta-feira (25/9), cerca de 30% dos profissionais que deveriam retornar ao trabalho presencial seguiram em teletrabalho, segundo dados do próprio INSS.

Para esta segunda-feira (28/9), a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) autorizou a volta de 172 agências do INSS.

“Tivemos uma atualização no domingo (27/9), com mais seis aptas. Hoje, vamos fazer mais vistorias, pois o INSS liberou mais agências”, disse o vice-presidente da ANMP, Francisco Cardoso, ao Metrópoles.

Perícias

O advogado Diego Cherulli, diretor do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), explica que a perícia médica é necessária em toda espécie de benefício cuja causa principal seja incapacidade ou deficiência.

É o caso, por exemplo, do auxílio por incapacidade permanente, quando o trabalhador fica incapaz para o trabalho e não consegue ser reabilitado em outra profissão.

Neste caso, o segurado do INSS deve, inicialmente, requerer um auxílio-doença, que tem os mesmos requisitos da aposentadoria por invalidez.

Assim, caso a perícia médica constate incapacidade permanente para o trabalho, sem possibilidade de reabilitação para outra função, a aposentadoria por invalidez será indicada.

A seguir, veja todos os benefícios que precisam da realização de perícias médicas:

  • Aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez);
  • Benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença);
  • Pensão por morte para dependente inválido ou com deficiência;
  • Aposentadoria da pessoa com deficiência;
  • Análise das condições especiais e PPP para aposentadoria especial;
  • Benefício de prestação continuada da LOAS à pessoa com deficiência;
  • Isenção de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF);
  • Adicional de 25% acompanhante.
Antecipação

O INSS tem antecipado a concessão de um salário mínimo (R$ 1.045) para segurados que solicitarem o auxílio-doença e de R$ 600 do BPC até o próximo dia 31 de outubro. O valor será devido até 31 de dezembro.

Para solicitar o benefício, o segurado deve anexar atestado médico junto ao requerimento, mediante declaração de responsabilidade pelo documento apresentado, por meio do portal ou aplicativo Meu INSS.

O atestado médico deverá ser legível e sem rasuras. O documento precisa conter as seguintes informações: assinatura e carimbo do médico, com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM); informações sobre a doença ou a respectiva numeração da Classificação Internacional de Doenças (CID); e prazo estimado do repouso necessário.

“Mas esse adiantamento é provisório e exigirá a presença do segurado na perícia para validar o benefício”, explica o advogado Diego Cherulli, especialista em direito previdenciário.

Caso o INSS não aprove a antecipação do auxílio-doença ou do BPC, a portaria estabelece que o segurado deverá agendar uma perícia médica, com garantia da Data de Entrada do Requerimento (DER) — ou seja, se aprovado, o dinheiro será pago acumulado a partir da primeira solicitação.

“Não sendo realizado o agendamento da perícia médica no prazo de 30 dias após a retomada do atendimento presencial da perícia médica, o requerimento administrativo será arquivado”, complementa o INSS.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?