INSS tem perícias marcadas em 190 agências. Médicos aceitam volta em 102
Nessa terça-feira (22/9), 110 agências realizaram atendimento presencial da perícia médica, segundo o INSS
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que 190 agências de Previdência Social têm perícias médicas agendadas para esta quarta-feira (23/9).
O número é maior do registrado nessa terça-feira (22/9), quando 148 agências tinham agenda e o atendimento ocorreu em 110 delas.
Após vistorias, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), no entanto, autorizou o retorno de apenas 102 unidades nesta quarta-feira.
As agências reabriram na semana passada, mas os médicos peritos resolveram não retomar o trabalho presencial ao alegarem falta de segurança contra a Covid-19.
O INSS ameaçou cortar ponto de médicos peritos que não voltarem ao trabalho. Foram realizadas, até às 16h dessa terça-feira, 3.059 perícias presenciais.
“De 486 peritos médicos federais que deveriam ter retornado, 351 compareceram aos seus postos de trabalho nas agências da Previdência”, informou o INSS.
Reagendamento
O INSS vai ligar para os segurados que tiveram perícias médicas canceladas nos últimos dias em meio à reabertura gradual do atendimento presencial nas agências.
“O INSS fará reagendamentos automáticos e avisará ao segurado por meio de ligações”, informou a autarquia federal, em nota publicada nesta quarta-feira.
O instituto vai ligar para todos os segurados que tenham o cadastro correto até sexta-feira (25/9) para informar sobre o novo reagendamento.
Não serão solicitados dados bancários ou de benefício.
O órgão orienta, no entanto, que caso o segurado não receba a ligação, ele poderá remarcar a perícia médica por meio da Central 135 e, a partir da próxima semana, também por meio do Meu INSS.
“Dessa forma, só precisará entrar em contato pelo 135 se não puder comparecer na data e hora marcadas, para proceder com o reagendamento mais adequado”, esclareceu.