metropoles.com

INSS tem até segunda para apresentar plano de perícia por telemedicina

Tribunal de Contas da União concedeu, na última sexta-feira (25/9), cinco dias para a elaboração do protocolo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Fachada previdência social
1 de 1 Fachada previdência social - Foto: Divulgação

O governo têm até a próxima segunda-feira (5/9) para apresentar o protocolo de realização imediata das perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com o uso de telemedicina.

A determinação foi reforçada na quarta-feira (30/9) pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que concedeu, na última sexta (25/9), cinco dias para a elaboração do plano.

O ministro do TCU Bruno Dantas, relator da medida cautelar, atendeu representação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que propôs a realização de “teleperícias”.

A proposta cria uma alternativa às perícias médicas presenciais, que ainda não voltaram completamente em meio ao retorno gradual das agências de Previdência Social.

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o INSS informaram que estão avaliando a recomendação do TCU, para emitir posicionamento dentro do prazo estabelecido.

Leia, a seguir, o documento do TCU:

033.778-2020-5 – DESPACHO-2020-9-25 by Tácio Lorran on Scribd

Fila

Ao menos 790,3 mil requerimentos de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguardam, atualmente, a realização de perícias médicas presenciais.

O serviço ainda não retornou completamente por causa de impasse entre os profissionais de saúde e o próprio INSS, que já autorizou a abertura gradual das agências.

7 imagens
1 de 7

O cruzamento de dados vai verificar se nos dez meses posteriores ao último aniversário, o beneficiário realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais ou cartórios notariais

Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
2 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 7

Antonio Cruz/Agência Brasil
6 de 7

7 de 7

O INSS tem até 31 de dezembro de 2022 para implementar as mudanças necessárias ao cumprimento do previsto na portaria. Até essa data, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida fica suspenso

Agência Brasil

Entre os processos que aguardam o trabalho dos peritos, a maioria – 96,6% – diz respeito a pedidos de benefícios por incapacidade temporária (auxílio-doença) e do BPC.

São 369,7 mil requerimentos de auxílio-doença e outros 393,6 mil de assistência à pessoa com deficiência (BPC). Os dados foram levantados pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Outros 12,8 mil são pedidos de aposentadoria por incapacidade permanente; 7,5 mil, de adicional de 25%; 5,6 mil, de isenção do Imposto de Renda e; 1 mil, de pensão por morte.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?