metropoles.com

INSS paga a partir de hoje nova rodada de benefícios. Veja o calendário

Data de depósito depende do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
INSS
1 de 1 INSS - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta segunda-feira (27/7) mais uma rodada do pagamentos de benefícios para cerca de 35 milhões de aposentados e pensionistas.

Aos que recebem o piso nacional (R$ 1.045), os depósitos começam hoje e seguem até o próximo dia 7 de agosto, a depender do número final do benefício.

Por sua vez, segurados com renda mensal acima de um salário mínimo terão os pagamentos creditados a partir da próxima segunda-feira (3/8). Neste caso, o depósito se encerra igualmente em 7 de agosto.

Em ambos os casos, a orientação do INSS é para que os segurados fiquem atentos: a data de depósito depende do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

Talvez seja necessário ainda se reorganizar financeiramente de acordo com o calendário, uma vez que o 13º salário pago a aposentados e pensionistas do INSS foi antecipado, neste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Veja o calendário de pagamentos:

tabela de pagamento da 2ª parcela do 13º

14ª salário?

O Senado Federal se prepara para votar uma sugestão legislativa (SUG) – após mais de 40 mil pessoas assinarem o texto – que pretende criar um 14º salário a ser pago especificamente neste ano aos beneficiários do INSS.

A proposta, apresentada pelo advogado Sandro Gonçalves, de Ribeirão Preto (SP), foi transformada em SUG e começou a tramitar na Comissão de Direitos Humanos (CDH), presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS). O parlamentar mudou a proposição para um projeto de lei (PL) a fim de acelerar a tramitação.

7 imagens
1 de 7

O cruzamento de dados vai verificar se nos dez meses posteriores ao último aniversário, o beneficiário realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais ou cartórios notariais

Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
2 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 7

Antonio Cruz/Agência Brasil
6 de 7

7 de 7

O INSS tem até 31 de dezembro de 2022 para implementar as mudanças necessárias ao cumprimento do previsto na portaria. Até essa data, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida fica suspenso

Agência Brasil

“A situação dos aposentados no país é muito grave. Esse auxílio pode ser um instrumento que impulsiona a própria economia. Além disso, melhoraria a dignidade dessas pessoas em um momento de tanto desespero que a gente passa”, disse Paim.

Leia aqui a íntegra da proposta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?