metropoles.com

INSS: infectado por coronavírus pode receber auxílio-doença. Veja

O INSS concederá o benefício para quem ficar em estado grave, apontam especialistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
INSS
1 de 1 INSS - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prevê o auxílio-doença caso o segurado esteja temporariamente incapacitado para o trabalho. Assim, o benefício poderá ser concedido se o trabalhador for infectado pelo novo coronavírus.

O auxílio por incapacidade é pago pelo INSS a partir do 16º dia em que o segurado se afastou do trabalho. Até então, o salário da vítima deve ser garantido pela própria empresa.

“Se o médico atesta impedimento para que o trabalhador saia de casa ou que ele não pode ir ao ambiente de trabalho por conta da doença, terá direito ao benefício”, sintetiza o advogado Arthur Barreto, diretor do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Contudo, apesar de garantir o benefício, as chances de o INSS o conceder são reservadas quase que exclusivamente a quem ficar em estado grave pela Covid-19.

Isso porque os sintomas da Covid-19 são semelhantes aos da gripe, por exemplo, e, segundo Barreto, é bem raro que se conceda o benefício nessa situação, pois a infecção costuma durar pouco tempo.

“Seria mais comum em pessoas mais velhas, que não se encontram aposentadas ou que estão em um grupo de risco”, complementa o advogado.

Idosos são mais suscetíveis a desenvolverem quadros graves da Covid-19. O Brasil registrou, até essa segunda-feira (16/03), uma morte e outros 234 casos confirmados de infecções provocadas pelo novo vírus.

Entre os principais requisitos para receber o benefício, o INSS pede – além do atestado – que seja comprovado, em perícia médica, doença ou acidente que torne o trabalhador temporariamente incapaz.

É o que explica a advogada especialista em direito previdenciário Amanda dos Reis Melo, sócia do escritório Reis & Melo Advogados. Ela destaca a possibilidade de o perito do INSS não reconhecer a necessidade do auxílio-doença.

“Às vezes, a pessoa tem o atestado de vários dias, mas o perito naquele momento entende que ela tem capacidade de trabalhar e não precisa ficar afastada”, explica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?