metropoles.com

INSS dá 30 dias para segurado que teve auxílio-doença negado marcar perícia

A medida foi publicada em edital no Diário Oficial da União (DOU). Prazo se encerra em 16 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos Igo Estrela/Metrópoles
Aplicativo Meu INSS
1 de 1 Aplicativo Meu INSS - Foto: Fotos Igo Estrela/Metrópoles

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu prazo de 30 dias para que segurados entrem com novo pedido do benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) negado na pandemia do novo coronavírus.

A medida foi publicada na última quarta-feira (16/12) em edital (leia aqui a íntegra) no Diário Oficial da União (DOU). Dessa maneira, os segurados têm até o próximo dia 16 de janeiro para solicitar a perícia médica.

De acordo com o texto, o pedido poderá ser feito por dois tipos de segurados. São eles:

  1. Requerentes que efetuaram solicitação a partir de 1º de fevereiro de 2020 e não tiveram a avaliação médica realizada;
  2. Requerentes que efetuaram solicitação a partir de 1º de fevereiro de 2020 após ter a antecipação do auxílio-doença (Lei nº 13.982/2020) indeferida.

Por causa da pandemia, o INSS autorizou a antecipação, sem realização de perícia médica (basta apresentar atestado médico), no valor de um salário mínimo (R$ 1.045) do auxílio-doença a segurados que solicitaram o benefício.

Isso não impediu, porém, que o instituto negasse o benefício de incapacidade temporária com base no atestado médico apresentado pelo segurado. Logo, o INSS concede agora a oportunidade para realizar a perícia.

“Neste prazo, será garantida a retroação da data de entrada do requerimento para a data do primeiro requerimento efetuado”, garantiu o diretor de Benefícios do INSS, Alessandro Roosevelt Silva Ribeiro.

A solicitação deverá ser efetuada por meio dos canais remotos, seja pelo Meu INSS ou pela Central 135. O INSS também enviará avisos para os requerentes que tenham fornecido esses dados para contato.

7 imagens
1 de 7

O cruzamento de dados vai verificar se nos dez meses posteriores ao último aniversário, o beneficiário realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais ou cartórios notariais

Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
2 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 7

Antonio Cruz/Agência Brasil
6 de 7

7 de 7

O INSS tem até 31 de dezembro de 2022 para implementar as mudanças necessárias ao cumprimento do previsto na portaria. Até essa data, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida fica suspenso

Agência Brasil

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?