metropoles.com

INSS cancela feriadão e agências vão abrir normalmente nesta sexta-feira

Dia do Servidor Público tinha sido adiado para esta sexta-feira (30/10), emendando folga prolongada de quatro dias, já que segunda é Finados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Fachada Previdência Social
1 de 1 Fachada Previdência Social - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério da Economia resolveu cancelar o feriadão de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estava marcado para ocorrer entre esta sexta (30/10) e segunda-feira (2/11).

Dessa maneira, as agências de Previdência Social (APS) vão abrir normalmente nesta sexta-feira. O ponto facultativo do Dia do Servidor Público, relembrado nessa quarta, foi adiado para 23 de novembro.

A alteração consta em portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira (28/10). O texto é assinado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Leia aqui o documento.

“Estabelecer para os servidores da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e do INSS, como ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor Público, o dia 23 de novembro de 2020”, diz o texto.

Como mostrou o Metrópoles, o feriadão dos servidores do INSS estava previsto para ocorrer em meio à pandemia do novo coronavírus e uma fila com cerca de 1,8 milhão de pedidos para serem analisados.

7 imagens
1 de 7

O cruzamento de dados vai verificar se nos dez meses posteriores ao último aniversário, o beneficiário realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais ou cartórios notariais

Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
2 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 7

Antonio Cruz/Agência Brasil
6 de 7

7 de 7

O INSS tem até 31 de dezembro de 2022 para implementar as mudanças necessárias ao cumprimento do previsto na portaria. Até essa data, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida fica suspenso

Agência Brasil

Fila

Até o mês passado, 790,3 mil requerimentos de segurados aguardavam a realização de perícias médicas presenciais. A maioria — 96,6% — é de pedidos de benefícios por incapacidade temporária (auxílio-doença) e do BPC.

Segundo dados da Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, foram realizados 20.908 atendimentos pela perícia médica em todas as agências nessa segunda (26/10) e terça-feira (27/10).

Em nota publicada na noite dessa quarta-feira, o INSS explicou que cancelou o feriadão “para manter os atendimentos já agendados e evitar transtornos para os beneficiários com remarcações”.

O instituto esclareceu também que quem tiver agendamento deve comparecer normalmente à agência de Previdência Social, “seja para atendimento administrativos ou avaliação pericial”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?