metropoles.com

INSS: bônus e trabalho semipresencial não reduziram filas em 2019

Atualmente, dois milhões de requerimentos de benefícios esperam análise há mais de 45 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
agencia do INSS – 502 sul
1 de 1 agencia do INSS – 502 sul - Foto: null

Para acelerar a análise de benefícios no segundo semestre de 2019, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagou bônus de produtividade e designou servidores para os regimes de trabalho semipresencial e de teletrabalho.

A autarquia aumentou, ainda, para 7,8 mil o número de servidores dedicados exclusivamente à análise de benefícios. No primeiro semestre de 2019, eram 3 mil, segundo informou a própria autarquia.

Desde a implantação do INSS Digital, em 2018, o instituto enfrenta uma situação ainda mais drástica: enquanto a demanda aumentou, a produtividade na análise de benefícios diminuiu.

Hoje, o INSS tem quase dois milhões de processos parados há mais de 45 dias – prazo legal para analisar os benefícios. Em contrapartida, o governo prepara uma força-tarefa para zerar esse trabalho.

Nesta quinta-feira (23/01/2020), o presidente em exercício, Hamilton Mourão (PRTB), informou que o governo estuda convocar militares da reserva para ajudar a reduzir a espera.

“Nos últimos anos, em especial em 2018 e nos primeiros meses de 2019, houve significativo acúmulo de requerimentos de benefícios pendentes de análise, gerando represamento mensal de processos não analisados e atraso na resposta ao cidadão”, admitiu o INSS, em nota.

Resultados
Com o pagamento do bônus de produtividade, um milhão de processos foram finalizados de forma extraordinária no segundo semestre de 2019, informou o INSS. Os valores gastos com essa política, porém, não foram revelados.

Com metas até 30% superiores às normais, 2.211 funcionários começaram a trabalhar de forma semipresencial. No total, foram designados para o teletrabalho 877 servidores. Essa modalidade, inclusive, é uma demanda antiga da categoria. Essa foi uma espécie de laboratório da tentativa.

Essas medidas aumentaram, respectivamente, em 54% e 108% a produtividade média em comparação ao regime ordinário de trabalho, analisou o instituto.

Diretora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, a advogada Jane Berwanger explica que, apesar da celeridade, faltou qualidade na análise dos processos.

“Tivemos muitos e muitos processos indeferidos por motivos esdrúxulos; processos confusos, que começam com um cliente e terminam com outro; documentação jogada nos processos”, exemplifica a especialista em direito previdenciário.

Mais servidores
Diante da situação, o INSS também avaliou a necessidade de alocar 13,5 mil servidores para concluir todas as pendências em seis meses.

Questionado pela Controladoria-Geral da União (CGU), que detectou uma série de falhas no INSS Digital, a autarquia informou que os estudos são preliminares e foram realizadas internamente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?