INSS: benefícios não serão suspensos por falta de reabilitação profissional
Medida foi prorrogada por duas competências. Dessa maneira, pagamentos serão feitos até dezembro deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vai suspender os pagamentos de benefícios referentes aos meses de novembro e dezembro deste ano aos segurados que não participaram do programa de reabilitação profissional.
A decisão consta em portaria publicada nessa quinta-feira (22/10) no Diário Oficial da União (DOU) pela autarquia federal. O texto é assinado pelo presidente do INSS, Leonardo José Rolim. Veja aqui a íntegra do documento.
Desde março, com a chegada da pandemia do novo coronavírus, o INSS tem prorrogado a rotina de suspensão de benefícios por impossibilidade da execução da reabilitação profissional. O prazo terminaria em outubro.
“Prorrogar por mais duas competências, novembro e dezembro de 2020, a rotina de suspensão de benefícios por impossibilidade da execução do programa de reabilitação profissional”, assinala a portaria do INSS.
O programa visa proporcionar a beneficiários do INSS incapacitados, parcial ou totalmente, para o trabalho, e às pessoas com deficiência, os meios indicados para o reingresso no mercado de trabalho.
O ingresso do segurado no serviço de reabilitação profissional depende do encaminhamento pela perícia médica, o que em geral ocorre no exame de avaliação de beneficio por incapacidade, como o auxílio-doença.