metropoles.com

INSS: análise de pedidos de aposentadoria será retomada em março

Atualmente, mais de 2 milhões de brasileiros aguardam a aprovação de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Fachada Previdência Social
1 de 1 Fachada Previdência Social - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que a análise dos pedidos de aposentadoria com as alterações propostas pela reforma da Previdência serão retomados no fim de março. As informações são do jornal O Dia.

Até lá, de acordo com o INSS, o sistema estará atualizado com as novas regras de aposentadoria, que entraram em vigor em novembro do ano passado.

Atualmente, mais de 2 milhões de brasileiros aguardam a aprovação de benefícios pagos pelo INSS. A maior concentração é de pedidos de aposentadoria.

Do volume total, 1,4 milhão é de pedidos para se aposentar – o equivalente a 74%. O restante são requisições de Benefício de Prestação Continuada (BPC) – pago a idosos e pessoas com deficiência –, auxílio-doença e salário-maternidade, entre outros.

Um dos principais motivos para a desaceleração da análise dos pedidos, de acordo com o órgão, é o fato de o novo sistema não estar funcionando normalmente com as mudanças aprovadas na reforma da Previdência.

Para diminuir a fila, o governo propôs usar militares da reserva no INSS. O decreto com a autorização foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite de quinta-feira (23/01/2020). O documento foi assinado pelo vice-presidente Hamilton Mourão.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?