INSS: análise de pedidos de aposentadoria será retomada em março
Atualmente, mais de 2 milhões de brasileiros aguardam a aprovação de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que a análise dos pedidos de aposentadoria com as alterações propostas pela reforma da Previdência serão retomados no fim de março. As informações são do jornal O Dia.
Até lá, de acordo com o INSS, o sistema estará atualizado com as novas regras de aposentadoria, que entraram em vigor em novembro do ano passado.
Atualmente, mais de 2 milhões de brasileiros aguardam a aprovação de benefícios pagos pelo INSS. A maior concentração é de pedidos de aposentadoria.
Do volume total, 1,4 milhão é de pedidos para se aposentar – o equivalente a 74%. O restante são requisições de Benefício de Prestação Continuada (BPC) – pago a idosos e pessoas com deficiência –, auxílio-doença e salário-maternidade, entre outros.
Um dos principais motivos para a desaceleração da análise dos pedidos, de acordo com o órgão, é o fato de o novo sistema não estar funcionando normalmente com as mudanças aprovadas na reforma da Previdência.
Para diminuir a fila, o governo propôs usar militares da reserva no INSS. O decreto com a autorização foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite de quinta-feira (23/01/2020). O documento foi assinado pelo vice-presidente Hamilton Mourão.