metropoles.com

Inflação sobe 0,86% e atinge maior alta em outubro desde 2002

No comparativo com setembro, o crescimento foi de 0,22 ponto percentual. Dados foram divulgados nesta sexta-feira (6/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Supermercado
1 de 1 Supermercado - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou, nesta sexta-feira (6/11), que a inflação de outubro subiu 0,86%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Trata-se da maior taxa registrada em um mês de outubro desde 2002.

No comparativo com setembro, o crescimento foi de 0,22 ponto percentual. O indicador acumula, no ano, alta de 2,22% e, em 12 meses, de 3,92%, acima dos 3,14% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em outubro de 2019, a variação havia sido de 0,1%.

Segundo os dados do IBGE, a maior variação (de 1,93%) foi no setor de alimentação e bebidas. O grupo desacelerou em relação a setembro. Quem puxou a fila da desaceleração no setor foi a queda do preço médio do arroz, de 13,36%, e do óleo de soja, de 17,44%. As variações no mês anterior haviam sido de 17,98% e 27,54%, respectivamente.

Por outro lado, a alta no preço do tomate foi maior do que em setembro. Itens com que haviam recuado no mês anterior, como frutas e a batata, registraram nova alta.

Houve ainda alta em outros sete grupos. O segundo maior impacto ocorreu na área de transportes e a segunda maior variação veio dos artigos de residência.

O vestuário, por sua vez, acelerou frente a setembro. Os demais grupos ficaram entre a queda de 0,04% da educação e alta de 0,36% em habitação.

Ainda conforme o IBGE, das 16 regiões pesquisadas que apresentaram alta em outubro, o maior resultado ficou com o município de Rio Branco (1,37%), em função da alta de itens alimentícios, como as carnes (9,24%) e o arroz (15,44%). Já o menor índice foi o da região metropolitana de Salvador (0,45%), influenciado pela queda nos preços da gasolina (-2,32%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?