metropoles.com

Inflação do aluguel recua em agosto, mas tem alta de 31,1% em 12 meses

Desde o início do ano passado, o IGP-M tem subido acima da inflação oficial do país. Mas neste mês, o índice registrou recuo de 0,66%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Istock
Aluguel
1 de 1 Aluguel - Foto: Istock

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), normalmente usado para corrigir contratos de aluguel de imóveis, registrou recuo em agosto (0,66%) na comparação com julho (0,78%), segundo informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (30/8). Com o resultado, o índice acumula alta de 16,75% em 2021 e de 31,12% nos últimos 12 meses.

Desde o início do ano passado, o índice tem subido muito acima da inflação oficial do país. Em agosto de 2020, ele acumulava alta de 13,02% nos últimos 12 meses.

O IGP-M é conhecido como o indicador que aponta a “inflação do aluguel”, por servir para regular o reajuste de contratos de locação residencial. Ele se baseia no custo de produtos primários, matérias-primas e dos insumos da construção civil.

“Se não fosse a crise hídrica, o IGP-M apresentaria desaceleração mais forte. No IPA, culturas afetadas pela estiagem, como milho (-4,58% para 10,97%) e café (0,04% para 20,98%) registraram forte avanço em seus preços”, afirmou o coordenador dos Índices de Preços da FGV, André Braz.

“No âmbito do consumidor, o preço da energia, para a qual é esperado novo reajuste em setembro, registrou alta de 3,26%, sendo a principal influência para a inflação ao consumidor”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?