metropoles.com

Inflação da indústria registra queda de 1,96% em setembro, diz IBGE

Em agosto, o IPP já havia sofrido forte queda de 3,04%; deflação tem influência do setor de refino de petróleo e biocombustíveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Homem trabalha em indústria petrolífera
1 de 1 Homem trabalha em indústria petrolífera - Foto: Getty Images

O índice de preços do produtor (IPP) recuou 1,96% na passagem de agosto para setembro neste ano, sendo essa a segunda maior queda desde o início da série histórica iniciada em 2014, apontam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira (26/10).

O levantamento anterior, de julho para agosto, havia registrado queda recorde (-3,04%). Com isso, a indústria acumula deflação de 4,94% nos últimos dois meses. Nos últimos 12 meses, a taxa foi de 9,76%, enquanto no acumulado do ano, o indicador é de 5,87%.

Vale destacar que o IPP mede os preços de produtos “na porta de fábrica”, ou seja, sem impostos e fretes, e abrange as grandes categorias econômicas: bens de capital, bens intermediários e bens de consumo (duráveis, semiduráveis e não duráveis).

Maior influência

Novamente, o destaque foi a indústria do refino de petróleo e biocombustíveis, a maior variação (-6,79%) e a maior influência (-0,89 ponto percentual) na indústria geral. Outras atividades em destaque foram alimentos, com -0,27 p.p. de influência, metalurgia (-0,24 p.p.) e outros produtos químicos, com queda de 6,20% no mês, correspondendo a -0,62 p.p. de influência.

Os preços do setor do setor de refino de petróleo e biocombustíveis variaram em média, de agosto para setembro, -6,79%, taxa próxima a do mês anterior, -6,99%. Com isso, o acumulado no ano, que era 26,49% em agosto, recuou para 17,90% (contra 49,70%, em setembro de 2021).

Por fim, na comparação setembro 2022/setembro 2021, os preços atuais são 33,64% maiores, a menor taxa desde fevereiro de 2021 (18,25%).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?