metropoles.com

Indústria sobe em 10 dos 15 locais pesquisados em setembro, diz IBGE

Na média nacional, o setor industrial mostrou crescimento de 2,6% no período

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Produção Industrial
1 de 1 Produção Industrial - Foto: iStock

Em relação a setembro do ano passado, o setor industrial registrou expansão em setembro deste ano em 10 dos 15 locais que integram a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgada nesta quarta-feira (8/11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média nacional, o setor industrial mostrou crescimento de 2,6% no período.

Os estados do Pará (13,2%) e Rio de Janeiro (11,3%) tiveram os avanços mais intensos. Os resultados positivos foram impulsionados pelos setores de indústrias extrativas (minérios de ferro em bruto ou beneficiados) no Pará e por coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (óleo diesel, óleos combustíveis, gasolina automotiva, querosenes de aviação, óleos lubrificantes básicos e naftas para petroquímica) e veículos automotores, reboques e carrocerias (automóveis e caminhões) no Rio de Janeiro.

Os demais avanços ocorreram no Paraná (8,9%), Goiás (7,3%), Amazonas (6,8%), São Paulo (5,0%), Bahia (4,7%), Mato Grosso (4,5%), Ceará (3,3%) e Santa Catarina (2,4%).

Por outro lado, houve perdas relevantes no Rio Grande do Sul (-5,0%) e Pernambuco (-4,1%). A queda na produção gaúcha foi puxada pelos setores de celulose, papel e produtos de papel (celulose) e produtos alimentícios (óleo de soja em bruto, tortas, bagaços, farelos e outros resíduos da extração do óleo de soja, queijos, sucos concentrados de frutas e carnes e miudezas de aves frescas ou refrigeradas).

Em Pernambuco, houve impacto de produtos alimentícios (açúcar cristal e refinado de cana-de-açúcar) e bebidas (aguardente de cana-de-açúcar e refrigerantes).

Os resultados negativos restantes foram observados no Espírito Santo (-2,7%), Região Nordeste (-1,3%) e Minas Gerais (-0,8%).

O IBGE ressaltou, porém, que o mês de setembro de 2017 teve um dia útil a menos do que igual mês do ano anterior.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?