Índice de confiança empresarial tem 5ª alta seguida em setembro, aponta CNI
Indicador cresceu 4,6 pontos percentuais em relação a agosto deste ano e alcançou 61,6 pontos
atualizado
Compartilhar notícia
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) chegou a 61,6 pontos em setembro, 4,6 pontos percentuais maior que agosto. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (14/9) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Esta é a quinta alta consecutiva registrada pelo índice, depois de chegar ao pior patamar da série histórica em abril deste ano, com 34,5 pontos — relativamente pior se comparado a 2015, estopim da crise econômica do governo de Dilma Rousseff.
Mesmo depois de cinco altas consecutivas, no entanto, o indicador está 3,1 pontos abaixo do registrado no mês imediatamente anterior à pandemia do novo coronavírus, em fevereiro (64,7 pontos), segundo o levantamento da CNI.
Com um aumento de 7,8 pontos frente a agosto, o Índice de Condições Atuais alcançou 54,7 pontos em setembro. Dessa maneira, a percepção é de que a situação econômica está melhor atualmente na comparação com os últimos seis meses.
Já o Índice de Expectativas aumentou 3 pontos na comparação com agosto, para 65,1 pontos em setembro. Desde maio, o índice vem mostrando recuperação e, de julho adiante, tem se mantido acima da linha divisória de 50 pontos.
“O clima de otimismo está mais elevado e disseminado entre os empresários da indústria brasileira. Com o aumento da confiança, a indústria deve voltar a contratar trabalhadores e a investir”, destaca o relatório técnico.