metropoles.com

Índice de cheques devolvidos da Serasa tem 2º pior julho desde 1991

Na análise por regiões do país no acumulado do ano até julho, a liderança de devoluções foi do Nordeste, com 4,64% de cheques devolvidos no período

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Santos/USP Imagens
cheque (1)
1 de 1 cheque (1) - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A inadimplência com cheques foi de 2,26% em julho no País, ante 2,36% em junho, e atingiu o menor porcentual do ano, informou a Serasa Experian em seu indicador de cheques sem fundos. Segundo os economistas da instituição, apesar do resultado positivo na margem mensal dentro do ano, o índice representou o segundo pior mês de julho desde 1991.

No mês passado, foram 1.042.209 cheques devolvidos pela segunda vez por insuficiência de fundos e 46.134.886 cheques compensados Um ano antes, em julho de 2015, o porcentual de devoluções havia sido de 2,29%.

“Ou seja, ainda é cedo para podermos falarmos em estabilização da inadimplência com cheques já que fatores que proporcionaram a tendência da elevação desta inadimplência (desemprego, recessão e inflação) ainda se encontram presentes no cenário econômico”, diz nota encaminhada pela empresa.

Na análise por regiões do país no acumulado do ano até julho, a liderança de devoluções foi do Nordeste, com 4,64% de cheques devolvidos no período. O Sudeste foi a região que apresentou o menor porcentual de devoluções no período, de 1,97%.

No Estado de São Paulo, a devolução de cheques em julho foi de 1,72% do total de cheques compensados, menor que a devolução de 1,79% registrada no mês anterior. Em julho do ano passado, o índice havia sido de 1,69%.

O Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos consiste no levantamento mensal sobre a quantidade de cheques devolvidos por insuficiência de fundos em relação ao total de cheques compensados. Para o levantamento do indicador, somente é considerada a segunda devolução por insuficiência de fundos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?