metropoles.com

Índice Bovespa tem quarta alta seguida com influência externa

Influenciado pelos mercados europeus e americano, o Índice Bovespa fechou em alta de 1,61%, aos 50.329,36 pontos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafael Matsunaga/Arquivo Pessoal
BMF_Bovespa11022015_01
1 de 1 BMF_Bovespa11022015_01 - Foto: Rafael Matsunaga/Arquivo Pessoal

A Bovespa teve nesta segunda-feira (20/6) sua quarta alta consecutiva, mais uma vez influenciada pelo cenário internacional. O bom humor do investidor estrangeiro se apoiou em pesquisas que mostraram menor chance de saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit. Influenciado pelos mercados europeus e americano, o Índice Bovespa fechou em alta de 1,61%, aos 50.329,36 pontos. O noticiário político, embora relevante, foi mais uma vez minimizado.

Pesquisas de opinião divulgadas no final de semana confirmaram o que os investidores já apostavam na semana passada, após o assassinato da deputada trabalhista britânica Jo Cox, contrária ao Brexit. Levantamento da Survation publicado pelo jornal Mail on Sunday mostrou que o grupo que votará pela permanência do país na UE cresceu e está com 45% das intenções de voto, contra 42% do grupo que optará pelo Brexit. A pesquisa YouGov para o The Sunday Times mostrou 44% para o “permanecer” e 43% para o “sair”. Um levantamento feito pelo instituto Opinium e publicado domingo pelo The Observer mostra ambos os lados com 44% das intenções de voto.

As bolsas europeias reagiram com forte alta e contagiaram os demais mercados. No Reino Unido, o índice FTSE 100 subiu 3,04%. O movimento comprador se estendeu para as bolsas americanas e também para o mercado brasileiro.

A melhora do apetite por risco, com menor temor dos riscos do Brexit, enfraqueceu o dólar e fortaleceu commodities, como o petróleo, que subiu mais de 2% tanto na bolsa de Londres como na de Nova York. Com isso, as ações da Petrobras encontraram espaço para avançar e terminaram o dia com altas de 2,99% (ON) e 2,57% (PN). Mesmo com o minério de ferro estável, Vale ON (+1,90%) e Vale PNA (+1,63%) acompanharam os pares internacionais e contribuíram para o avanço do índice.

Outro reflexo importante do fortalecimento das apostas no Bremain (permanência do Reino Unido na UE) foi a alta das ações do setor financeiro. Responsáveis por mais de 25% da composição do Ibovespa, os papéis de bancos recuperaram parte das perdas recentes e avançaram firmemente. Nesse segmento, destaque para Banco do Brasil ON, com alta de 3,69%. BM&FBovespa avançou 3,61% e Itaú Unibanco PN, 1,66%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?