metropoles.com

Incerteza na economia cresce com trâmite da PEC da Transição no Senado

Indicadores que medem a insegurança sobem tanto para a atividade em geral como para os segmentos da indústria e do varejo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Pessoas observam o telão da Bolsa de Valores, a B3, na Rua XV de Novembro, região central de São Paulo 1
1 de 1 Pessoas observam o telão da Bolsa de Valores, a B3, na Rua XV de Novembro, região central de São Paulo 1 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Os níveis de tensão entre agentes econômicos aumentam à medida que a PEC da Transição avança no Congresso. Na segunda-feira da semana passada (28/11), os indicadores da consultoria Economatica registravam um patamar de incerteza geral da economia brasileira de 107,50 pontos. Ontem, uma semana depois, fecharam em 119,27 pontos.

Os graus de imprevisibilidade na indústria e no varejo também aumentaram. No mesmo período, passaram, respectivamente, de 104,30 para 121,04, e de 105,69 para 123,23.

Na avaliação de Felipe Pontes, diretor operacional da Economatica, outro efeito imediato das discussões em torno da proposta de emenda à constituição tem sido a elevação dos juros futuros. “A curva estava caindo, mas virou para cima”, diz. “Para janeiro de 2025 subiu 8 pontos e, para o  início de 2027,  avançou 5 pontos.”

A Bolsa de Valores, no entanto, abriu em alta hoje, terça-feira (6/12), ante a expectativa de que a PEC da Transição seja votada nas próximas horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado Federal.

Hoje, ocorre ainda o primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central (BC), que definirá o valor da taxa básica de juros, a Selic, no país. A expectativa do mercado é de que ela se mantenha estável, em 13,75%. A Selic influencia todas as taxas de juros do Brasil, como as cobradas em empréstimos, financiamentos e no retorno de aplicações financeiras.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?