Inadimplência volta a bater recorde e atinge 68,4 milhões em setembro
Em setembro, segundo dados do Serasa Experian, foram 411 mil novos inadimplentes no país; este é o nono aumento mensal consecutivo
atualizado
Compartilhar notícia
A inadimplência voltou a subir em setembro, segundo dados do Serasa Experian. De acordo com o levantamento, o número de pessoas com dívidas em atraso no Brasil alcançou 68,39 milhões.
O resultado em setembro representa um aumento de 411 mil novos inadimplentes no país. Em agosto, o crescimento havia sido de 340 mil.
Este é o nono aumento mensal consecutivo da inadimplência no Brasil, segundo o Serasa.
Perfil dos inadimplentes
Ainda de acordo com o levantamento, a maioria dos inadimplentes têm entre 31 e 40 anos (31,3% do total).
Em relação às dívidas com cartão, a maior parte delas (65%) é realizada em supermercados, com a compra de alimentos. Em seguida, aparecem compras de roupas, calçados e eletrodomésticos (48%) e remédios ou tratamentos médicos (41%).
Compras de alimentos por delivery e despesas com transporte e combustíveis também contribuem com o endividamento no cartão – ambos com 22% das menções, segundo a pesquisa.
Menos dívidas nas contas básicas
Por outro lado, o relatório do Serasa Experian aponta que as contas básicas – como água, luz e gás – registraram uma forte queda entre as dívidas contraídas em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Em 2022, as contas básicas corresponderam a 19% das dívidas, ante 32% em setembro de 2021.