metropoles.com

Inadimplência de empresas recua 5,7% em agosto ante julho

Indicador Serasa Experian mostra, entretanto, que os calotes de pessoas jurídicas cresceram 13,3% em 2015

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Károly Meyer/Pixabay
cash-register-78741_1280
1 de 1 cash-register-78741_1280 - Foto: Károly Meyer/Pixabay

A inadimplência dos empresários diminuiu em agosto, mas não foi suficiente para anular o forte crescimento dos calotes das empresas nesse ano. O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas apontou um recuo de 5,7% em agosto ante julho e somou elevação de 13,3% no ano até o fim do mês passado. Segundo a Serasa Experian, esse é o maior percentual nesta comparação desde 2012, quando foi observado aumento de 14,3%. Apesar do recuo entre os dois períodos, o resultado mostra um crescimento de 16,1% em relação a agosto de 2014.

Os cheques sem fundos foram os que mais pesaram para a queda do indicador no mês, com decréscimo de 13,4% e contribuição negativa de 2,0 pontos porcentuais (p.p.). As dívidas bancárias também tiveram queda (-2,0%), gerando uma contribuição negativa para a variação mensal de 0,4 p.p.. Os protestos de títulos tiveram a mesma queda (2,0%), contribuindo negativamente com 4,2 p.p.

As dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) foram as únicas a aumentar em agosto ante julho. Tiveram alta de 2,3% e contribuição positiva de 0,9 p.p.

O valor médio dos títulos protestados cresceu 15,4% de janeiro a agosto de 2015, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O valor médio dos cheques sem fundos e das dívidas não bancárias também apresentou alta de 6,8% e 0,4%, respectivamente Já o valor médio da inadimplência com os bancos registrou queda de 18,5%.

Em comunicado à imprensa, os economistas da Serasa Experian explicam que o “aprofundamento da recessão econômica e as escaladas das taxas de juros e do dólar estão impactando negativamente a geração de caixa e a capacidade de pagamento das empresas, impondo sérias dificuldades à quitação de seus compromissos financeiros neste ano de 2015”.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?