metropoles.com

Imposto de Renda 2020: veja cinco gastos que podem ser deduzidos

Pagamento a hospitais, escolas, Previdência privada e pensão alimentícia, por exemplo, podem reduzir valor a ser pago ou ampliar restituição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DIVULGAÇÃO
receita-federal
1 de 1 receita-federal - Foto: DIVULGAÇÃO

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2020 está previsto para começar na primeira semana de março — a Receita Federal (RF) vai divulgar o programa oficial apenas no final de fevereiro. Até lá, é importante reunir os documentos para prestar contas com o Leão.

Gastos com saúde, educação e pensão alimentícia podem ser abatidos na base de cálculo do Imposto de Renda (IR), o que pode diminuir o valor a ser pago ou aumentar a restituição.

O valor a ser pago, ou restituído, varia de acordo com o salário de cada pessoa. Além das receitas, é possível informar as despesas do ano.

Veja, a seguir, cinco pontos que podem ser deduzidos do Imposto de Renda 2020:

  1. Saúde: gastos com consultas, exames, internações e planos de saúde; pagamentos a hospitais, consultórios e laboratórios; dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Os limites são poucos.
  2. Educação: nem todas as despesas podem ser dedutíveis, como compra de material escolar e cursinhos. Mas gastos com creche, escola, faculdade, mestrado, doutorado e ensino técnico podem.
  3. Aposentadoria privada: com exceção da Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), a contribuição à Previdência privada pode ser deduzida no Imposto de Renda.
  4. Dependentes: são aqueles que dependem financeiramente de quem vai declarar o Imposto de Renda. Entram filhos, netos, irmãos, pais e avós, quando são qualificados como encargo da família.
  5. Alimentados: beneficiário de pagamento de pensão alimentícia. Normalmente, será ex-esposa, ex-marido e filhos.

Vale destacar que, em 2020, o benefício pago por patrões de empregados domésticos não poderá ser descontado do Imposto de Renda. O governo federal não prorrogou a dedução prevista na Lei nº 11.324.

Ministério da Economia estima arrecadar R$ 700 milhões com a mudança. Até 2019, era possível abater os gastos inferiores a R$ 1,2 mil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?