metropoles.com

Idade para aposentadoria será de 65 para homens e 62 para mulheres

A transição entre o modelo atual e o próximo, segundo o secretário especial da Previdência Social, Rogério Marinho, será de 12 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Rogério Marinho
1 de 1 Rogério Marinho - Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O governo de Jair Bolsonaro (PSL) bateu o martelo sobre a idade mínima para aposentadoria, que será incluída no projeto de reforma da Previdência. De acordo com o secretário especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, Rogério Marinho, homens poderão se aposentar a partir dos 65 anos e as mulheres, dos 62. Ainda de acordo com Marinho, a transição entre o modelo atual e este será de 12 anos.

“O Presidente esteve ciente de todas as conversas e debates sobre as regras da proposta e, hoje, chegou às conclusões finais”, contou o secretário, após encontro com o alto escalão do governo.

O presidente da República reuniu-se na tarde desta quinta-feira (14/2) com os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), e da Economia, Paulo Guedes, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.

Bolsonaro queria uma idade mínima de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens e uma transição mais longa. Já a equipe do ministro Paulo Guedes defendia idades mínimas iguais em 65 anos para ambos os gêneros e uma transição mais curta, de aproximadamente 10 anos.

“O presidente teve a sensibilidade com a situação do país e reduziu o tempo de transição das regras”, comentou o secretário a respeito das negociações internas.

Segundo Marinho, os detalhes da proposta só serão divulgados na próxima quarta-feira (20/2), quando o texto será finalmente enviado ao Congresso Nacional. No mesmo dia, o presidente Bolsonaro fará um pronunciamento à Nação para explicar a proposta.

Marinho evitou cravar qual será o impacto obtido com a reforma que foi decidida por Bolsonaro. Quando questionado sobre a fala de Guedes, de que a proposta precisaria garantir uma economia de R$ 1 trilhão, ele respondeu: “Se o ministro disse…”

O secretário especial fez questão de ressaltar que Bolsonaro vinha sendo atualizado constantemente das discussões em torno da proposta, a não ser o tempo em que ficou internado. A reunião desta quinta-feira ocorre um dia após o presidente receber alta médica e retornar a Brasília.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?