metropoles.com

Ibovespa tem 7ª alta consecutiva com otimismo interno e externo

A atratividade das ações de empresas brasileiras foi garantida pela vitória de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na eleição à presidência da Câmara dos Deputados e a continuidade do bom humor nos mercados internacionais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IStock
bolsa
1 de 1 bolsa - Foto: IStock

A Bovespa subiu mais 1,62% nesta quinta-feira (14/7) e registrou sua sétima alta consecutiva, atingindo 55.480,86 pontos, maior patamar desde 19 de maio de 2015. A atratividade das ações de empresas brasileiras foi garantida pela vitória de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na eleição à presidência da Câmara dos Deputados e a continuidade do bom humor nos mercados internacionais, que levaram as bolsas americanas a bater novos recordes históricos.

A eleição de Rodrigo Maia, mesmo não sendo a primeira opção de Michel Temer, foi recebida com otimismo, uma vez que o deputado pertence a uma legenda da base do governo e, portanto, é um aliado do presidente em exercício. Com isso, a expectativa é de que o governo terá maior facilidade em ver aprovadas as medidas fiscais que deve enviar à Casa. A definição do sucessor de Eduardo Cunha contribuiu para impulsionar ações importantes na bolsa e fortalecer o real.

O grande catalisador da alta do Ibovespa foi o grupo de ações do setor financeiro, todo com ganhos bem superiores ao do índice. As altas no setor foram incrementadas por um relatório do banco Credit Suisse elevando a recomendação para ações de Bradesco, Itaú Unibanco e Itaúsa, levando em conta a melhora de perspectiva no cenário político-econômico. Ao final do pregão, Itaú Unibanco PN teve alta de 4,12%, Bradesco PN avançou 4,12% e Itaúsa ON subiu 3,58%. Apesar de não ter tido a recomendação elevada pelo banco suíço, Banco do Brasil ON correu por fora e fechou com alta de 5,32%, pegando carona com o cenário político favorável.

A alta do Ibovespa teria sido maior não fosse a queda das ações da Vale, contrariando o desempenho positivo de suas pares no exterior. Os papéis terminaram o dia em baixa de 2,64% (ON) e de 2,47% (PNA). Além da queda de 1,2% do minério de ferro no mercado à vista chinês e da piora na perspectiva para os preços da commodity, as ações reagiram negativamente ao noticiário envolvendo a Samarco, empresa da qual é sócia. Ontem o Ministério Público Federal abriu procedimento investigatório criminal contra o atual presidente da Samarco, Roberto Lúcio Nunes de Carvalho, para apurar o não cumprimento de forma integral de ações emergenciais determinadas pelo Ibama por causa do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em novembro de 2015.

O volume de negócios totalizou R$ 8,85 bilhões, bem acima da média diária de julho, de R$ 6,22 bilhões. Em sete dias de alta, o Ibovespa contabiliza ganho de 7,02%. No acumulado de julho, o índice tem valorização de 7,68%. No ano, a alta é de 27,99% em reais e de 55,50% em dólares.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?