metropoles.com

Ibovespa sobe com China, mas Petrobras tem nova queda

Apesar da anota divulgada pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, bolsa trabalhou o dia todo em alta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
economia gráfico superávit
1 de 1 economia gráfico superávit - Foto: iStock

A Bovespa ignorou nesta terça-feira (19/1) a nota divulgada pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, comentando as novas projeções para o crescimento do Brasil e do mundo e trabalhou o dia todo em alta. O PIB chinês e as medidas que se seguiram ao anúncio sustentaram os ganhos. Na reta final da sessão, no entanto, a virada para o vermelho das bolsas norte-americanas fez com que o mercado brasileiro desacelerasse. Petrobras, mais uma vez, caiu.

O Ibovespa terminou o dia em alta de 0,32%, aos 38.057,01 pontos. Na mínima, marcou 37.941 pontos (+0,01%) e, na máxima, 38.857 pontos (+2,42%). No mês, acumula perda de 12,21%. O giro financeiro totalizou R$ 4,112 bilhões. Os dados são preliminares.

No começo do dia, os ganhos foram puxados basicamente pela China. Depois de anunciar um PIB em linha com as projeções, de +6,9%, o banco central do país anunciou medidas de estímulo que empurraram as commodities para cima. E o mercado espera que novas medidas virão.

Vale, assim, foi um dos destaques positivos da sessão e Petrobras vinha bem até o petróleo em Nova York virar para baixo no começo da tarde. O contrato para março negociado nos EUA terminou em baixa de 2,70%, a US$ 29,57 o barril. Uma das razões para o preço cair foi a notícia de que o Irã vai cortar seus preços do petróleo bruto destinado à Europa em fevereiro.

Vale ON subiu 3,26%, Vale PNA, 1,29%, mas Petrobras ON cedeu 2,38% e a PN, 2,92%.

A bolsa deu de ombros à nota de Tombini, embora ela tenha sido indigesta principalmente ao mercado de juros e ao câmbio. Ele se aproveitou das previsões negativas do FMI para o Brasil e afirmou que o BC considera “todas as informações econômicas relevantes e disponíveis até a reunião do Copom” para tomar decisão. O mercado entendeu que no encontro do Copom que acaba amanhã a Selic deve subir no máximo 0,25 ponto porcentual, o que levou a um forte ajuste de posições na curva a termo de juros que até então mostrava majoritariamente alta de 0,50 ponto.

Nos EUA, as bolsas viraram para o vermelho na reta final da Bovespa e diminuíram a alta doméstica. Pressionado pelo recuo das ações de energia, o Dow Jones perdia, às 18h11, 0,17%, o S&P caía 0,37%, e o Nasdaq perdia 0,73%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?