metropoles.com

Ibovespa opera em alta de olho no Copom e em negociações na China

Os números também melhoraram em relação ao dólar, que passou a operar em queda. O BC anuncia nesta quarta se elevará a taxa de juros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Bolsa-b3-17
1 de 1 Bolsa-b3-17 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O principal índice de ações da bolsa de valores do país, a B3, abriu em alta nesta quarta-feira (22/9), após a crise no setor imobiliário da China sinalizar um alívio. No rastro do mercado, também estão as decisões sobre os juros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e do Comitê de Política Monetária (Copom), no Brasil.

Nesta manhã, às 10h07, o Ibovespa subia 0,57%, aos 110.879 pontos. O cenário é bem diferente do observado na terça-feira (21/9), quando a Bolsa fechou em alta de 1,29%, aos 110.249 pontos, depois de registrar cinco pregões negativos seguidos. Com esse resultado, a bolsa passou a acumular queda de 7,37% no ano.

Os números também melhoraram em relação ao dólar, que passou a operar em queda. Próximo ao mesmo horário, a moeda norte-americana recuava 0,12% e era vendida a R$ 5,2786.

Na terça-feira, o dólar fechou em queda de 0,90%, a R$ 5,2849. Com o resultado, a moeda agora acumula alta de 2,23% no mês, e de 1,88% no ano.

Cenário

O Banco Central do Brasil anuncia no final da tarde desta quarta, a partir das 18h30, a nova taxa de juros. A expectativa do mercado é de que a Selic seja elevada em um ponto percentual, a 6,25% ao ano. O objetivo é controlar a inflação, que nos últimos 12 meses já acumula alta de 9,68 %.

O panorama agrada investidores financeiros, uma vez que os juros mais altos tornam o mercado de renda fixa mais atraente. Isso também contribui para valorizar o real frente ao dólar.

Na China, outra situação deixa o cenário ainda mais positivo. A gigante imobiliária chinesa Evergrande anunciou que está prestes a fechar um pequeno acordo com um credor local, aliviando o temor de um calote, o que poderia levar ao caos financeiro no mundo todo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?