Ibovespa opera em alta com mercado repercutindo decisões dos juros
Nesta quarta-feira (21/9), os bancos centrais dos Estados Unidos e do Brasil anunciaram suas novas taxas básicas
atualizado
Compartilhar notícia
O Ibovespa iniciou suas negociações com uma valorização de 1,22% nesta quinta-feira (22/9), repercutindo as decisões da Super Quarta, quando os bancos centrais dos Estados Unidos e do Brasil anunciaram suas novas taxas de juros básicas.
O Banco Central (BC) manteve a Selic em 13,75%. Já o Federal Reserve (Fed) subiu os juros americanos em 0,75 ponto percentual e a taxa ficou entre 3% e 3,25%. Ambos os anúncios não surpreenderam os investidores, o que acalmou os mercados.
O índice Dow Jones abriu em alta nesta quinta, entretanto registra oscilação nesta manhã com os investidores cautelosos sobre os rumos da inflação no país. Os agentes do mercado trabalham com a perspectiva de novos aumentos dos juros, como sinalizou o presidente do Fed, Jerome Powell, em coletiva de imprensa.
David Becker, chefe de economia para Brasil e de estratégia para América Latina do Bank of America (BofA), explicou ao Metrópoles que ambas as decisões previsíveis demonstram cautela dos bancos. No caso caso do Brasil, o Copom “está aberto a retomar o aperto caso o processo desinflacionário não evolua como esperado”, disse.
O economista ainda destacou que o cenário externo adverso inclinado à políticas monetárias restritivas será o principal ponto avaliado pelo Copom nas próximas reuniões para decidir novos reajustes.
Ainda hoje, o Banco Central da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), também aumentou taxa do país, como publicou o site.