Ibope: 70% dos paulistanos relatam ter perdido renda durante a pandemia
Segundo levantamento do instituto, os mais pobres foram os mais atingidos pela crise econômica decorrente da pandemia de Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Segundo pesquisa Ibope realizada no fim de outubro e divulgada no domingo (1º/11), sete em cada 10 paulistanos dizem ter perdido renda em alguma medida em meio à pandemia do novo coronavírus.
Segundo o levantamento do instituto de pesquisa, 38% dos respondentes disseram que a “renda familiar diminuiu muito” e 11% relataram perda completa de recursos. Apenas 6% afirmaram que a situação financeira melhorou muito.
Entre os paulistanos que ganham até dois salários mínimos, 80% relataram perdas econômicas. Já entre aqueles que têm ensino superior, apenas 7% disseram ter perdido renda, o que reforçou a desigualdade social na capital.
Pessoas negras relataram mais perdas econômicas totais (14%) do que pessoas brancas (7%).
Sobre a politização do tema da vacinação, cerca de dois terços dos paulistanos discordam da postura do presidente Jair Bolsonaro de vetar a compra de vacinas de origem chinesa.
A pesquisa foi realizada entres os dias 28 e 30 de outubro com 1.204 pessoas, no âmbito da corrida eleitoral. O nível de confiança utilizado é de 95% e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo SP-01331/2020.