IBGE: um terço dos desempregados estão sem ocupação há mais de 2 anos
No recorte temporal, 16,6% dos desempregados buscavam por trabalho há menos de um mês; e outros 44,5% procuravam a até um ano
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar da estabilidade apontada na taxada de desocupação no terceiro trimestre deste ano, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral mostra que 27,2% (ou 2,6 milhões) dos desempregados no país estão há dois ou mais tempo sem uma ocupação. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quinta-feira (17/11).
No recorte temporal da pesquisa, 16,6% dos desocupados buscavam por trabalho há menos de um mês e outros 44,5% buscavam de um mês a menos de um ano.
O tempo coincide com as crises que o país atravessou como a pandemia de covid-19 e a guerra na Europa, que vem travando o crescimento. Além disso, o Banco Central (BC) vinha falando sobre a recuperação desigual entre os setores afetados pela calamidade.
Diante das dificuldades de recolocação no mercado de trabalho, a Pnad mostrou ainda que o percentual de empregados com carteira assinada no setor privado foi de 73,3% no trimestre. A população ocupada que trabalha por conta própria foi de 25,9%. A taxa de informalidade foi de 39,4% da população ocupada.