IBGE revisa PIB do 3º trimestre após mudar dados de exportações
“Nos sistemas estatísticos em todo o mundo a revisão de dados faz parte do processo”, enfatizou o instituto ao destacar revisão da economia
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que os números do Produto Interno Bruto (PIB) do 3º trimestre podem ser revistos devido à modificação nos dados das exportações de bens de setembro, publicados pela Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Economia.
Nessa terça-feira (03/12/2019), o IBGE divulgou que o PIB do país cresceu 0,6% no 3º trimestre deste ano em comparação com o segundo trimestre. Em relação a igual período de 2018, o crescimento foi de 1,2%.
Na semana passada, contudo, o Ministério da Economia informou que o saldo da balança comercial no acumulado de novembro, antes deficitário em US$ 1,099 bilhão, estava errado. Segundo a pasta, foi registrado um superávit de US$ 2,717 bilhões.
“Cabe informar que as estimativas trimestrais são ancoradas, principalmente, no desempenho das atividades econômicas, até por disporem de mais informação conjuntural, e que essas não sofrerão alterações significativas”, informou o IBGE, ao esclarecer a revisão do PIB.
De acordo com o instituto, a correção ocorrerá junto à divulgação do 4º trimestre de 2019, em 4 de março do próximo ano. “Nos sistemas estatísticos em todo o mundo a revisão de dados faz parte do processo”, enfatizou.
Por fim, o IBGE explicou que ainda não houve a incorporação da revisão das exportações, pois foi publicada na véspera da divulgação dos resultados das contas nacionais trimestrais do 3º trimestre.