metropoles.com

IBGE: preços da indústria avançaram 1,23% em novembro

Este é o décimo aumento seguido dos preços da indústria nacional. No acumulado de 12 meses até novembro, o IPP acumula alta de 7,59%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Karan Bhatia/Unsplash
Fotografia colorida mostrando operário serrando cano-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando operário serrando cano-Metrópoles - Foto: Karan Bhatia/Unsplash

Os preços da indústria nacional registraram, pela décima vez consecutiva, avanço. Desta vez, o crescimento foi de 1,23% em novembro em comparação a outubro. É o que mostram os dados do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (7/1).

No período de 12 meses até novembro, o IPP acumula alta de 7,59% — maior resultado desde setembro de 2022, quando atingiu (9,84%). No acumulado do ano, o índice ficou em 7,81%.

Segundo o IBGE, as atividades industriais responsáveis pelas maiores influências no resultado de novembro foram: alimentos, metalurgia, indústrias extrativas e refino de petróleo e biocombustíveis.

Para o gerente da pesquisa, Alexandre Brandão, o resultado do IPP em novembro “intensifica o índice positivo visto em outubro (0,97%)”. “Isso, em grande parte, é consequência da dinâmica dos preços de alimentos. No acumulado no ano, por exemplo, esse setor responde por 2,93 p.p., em 7,81%, e no acumulado em 12 meses, por 2,98 p.p. em 7,59%. Nesses casos, assim como na comparação mensal, foi a atividade mais influente”, disse.

De acordo com o IPP, em novembro, 18 das 24 atividades industriais pesquisadas apresentaram variações positivas de preço frente a outubro. Para ilustrar, em outubro, 15 atividades haviam apresentado maiores preços médios em relação a setembro.

O que é o IPP

O Índice de Preços ao Produtor monitora a mudança média dos preços de venda recebidos pelos produtores domésticos de bens e serviços, e a evolução ao longo do tempo, sinalizando as tendências inflacionárias de curto prazo no país.

Para fazer o índice, foram acompanhadas um pouco mais de 2.100 empresas, os preços recebidos pelo produtor, isentos de impostos, tarifas e fretes, definidos segundo as práticas comerciais mais usuais. Cerca de 6 mil preços são coletados mensalmente.

A próxima divulgação do IPP, referente a dezembro, será em 4 de fevereiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?