IBGE: 25% do PIB do país são de 7 cidades; entre elas, Brasília
Dados do IBGE foram divulgados nesta sexta-feira (13/12/2019). Liderança é da capital paulista, que concentra 10,6% da economia brasileira
atualizado
Compartilhar notícia
Apenas sete dos 5.570 municípios brasileiros concentram um quarto (24,4%) do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A liderança é ocupada por São Paulo (SP), responsável por 10,6% da economia. Brasília (DF) aparece na terceira colocação, com 3,7%.
Os dados são de 2017 e foram publicados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A segunda cidade com o maior PIB do país é Rio de Janeiro (RJ). Atrás de Brasília estão: Belo Horizonte (MG), com 1,4%; Curitiba (PR), com 1,3%; Osasco (SP), com 1,2%; e Porto Alegre (RS), com 1,1%.
A concentração do PIB do país duas décadas atrás era maior ainda. Em 2002, o IBGE registrou que apenas quatro cidades somavam quase um quarto da economia nacional.
“A análise da distribuição do PIB por concentrações urbanas permite verificar que um quarto da produção econômica do país em 2017 estava em apenas duas delas: São Paulo (17,3%) e Rio de Janeiro (7,7%)”, explica nota do IBGE.
Osasco foi o município com o maior aumento de participação no PIB do país. A cidade paulista cresceu 0,3 ponto percentual de participação, impulsionado, principalmente, pela área de Serviços.
Os 69 municípios com os maiores PIBs representam, aproximadamente, metade do total (49,8%). Confira o estudo completo aqui.