metropoles.com

Haddad sobre poder da Câmara: “Não pode humilhar Senado e Executivo”

Ministro Fernando Haddad diz que vê a Câmara dos Deputados com um poder grande, mas reforçou que ela não pode “humilhar” outras instituições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro da Economia, Fernando Haddad, é entrevistado no estúdio do Metrópoles
1 de 1 Ministro da Economia, Fernando Haddad, é entrevistado no estúdio do Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que enxerga a Câmara dos Deputados com um poder grande, mas salientou que ela não pode “humilhar” o Senado Federal e o Poder Executivo federal.

“Não pensa você que está fácil. A Câmara está com um poder muito grande, e ela não pode usar esse poder para humilhar o Senado e o Executivo”, disse o ministro em entrevista a podcast do jornalista Reinaldo Azevedo, gravada na sexta-feira (10/8) e veiculada nesta segunda (14/8).

Questionado sobre sua boa relação com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Haddad disse que ela começou a ser construída após as eleições, quando foi aprovada a emenda constitucional da transição.

“A transição não foi feita pelo Executivo. A transição foi feita pelo Legislativo e pelo Judiciário. Isso tem que ser valorizado”, salientou. “Recuperou-se um princípio de harmonia entre os Poderes.”

Ainda sobre o relacionamento com Lira, o titular da Fazenda indicou: “A gente só aparece sorrindo, mas às vezes… é de debates acalorados”.

Em seguida, sem citar explicitamente o nome de Lira, ele afirmou que o poder é transitório:

“Sabe o que é bom na democracia? É que a pessoa não vai ter esse poder para sempre. A instituição pode até ter, mas você não sabe na mão de quem ela vai estar daqui a dois anos, daqui a quatro anos, daqui a 10 anos”.

Haddad também elogiou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a quem chamou de “senador espetacular”, e defendeu a boa relação da Fazenda também com a Casa Alta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?