Haddad se reúne com secretários na Fazenda para discutir nova âncora fiscal
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem agenda apertada, com reforma tributária e novo teto de gastos
atualizado
Compartilhar notícia
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, reuniu-se com seus 14 secretários nesta terça-feira (10/1). O encontro ocorre 48h após o atentado terrorista na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8/1). O prédio da Fazenda teve um dos vidros quebrados naquela noite por vândalos.
Entre os presentes no encontro está o número dois da pasta, Gabriel Galípolo, que chegou às 8h37. A reunião estava marcada para começar as 9h.
O atentado terrorista no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) mudaram o foco da pauta do governo, antes econômica, para segurança pública. O novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem na agenda de prioridades a nova âncora fiscal, uma substituta para o teto de gastos implementado por Michel Temer (MDB) e Henrique Meirelles.
Após a reunião com os secretários, Haddad vai se reunir com a ministra do Planejamento, Simone Tebet. Em seguida, se encontrará com Lula no Palácio do Planalto.
Cronograma da pasta
O prazo para apresentar essa solução é até agosto deste ano, pois a proposta deve ser levada ao Congresso Nacional. O setor produtivo ainda cobra pela reforma tributária e defende que o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), um modelo que unifica as alíquotas de federais, estaduais e municipais. Há ainda a proposta do IVA Dual, que separa as alíquotas federais das estaduais e municipais.
Todas as mudanças estruturantes serão debatidas em meio à reconstrução dos órgãos públicos depredados pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ainda não está pronto o inventário dos prejuízos causados pelos criminosos, mas a Fazenda deverá colocar no seu cronograma para desembolsar verba.
O ministro considerou “pavorosas” as imagens da invasão aos Poderes.
Os atos criminosos de hoje devem receber forte condenação por parte da sociedade civil. São pavorosas as imagens de invasões aos prédios dos três poderes. Os criminosos merecem o rigor que a lei exige. O país não suporta mais tantos atos antidemocráticos e violentos.
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) January 8, 2023
Reunião do secretariado
- Ministro Fernando Haddad
- Laio Correia Morais, Chefe de Gabinete
- Gabriel Galípolo, Secretário-Executiva
- Mathias Alencastro, Assessor Especial para Assuntos Internacionais
- Rafael Dubeux, Assessor na Assessoria Especial
- Chico Prado, Chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social
- Gustavo Caldas, Subprocurador-Geral Fazenda Nacional
- Moises Sousa Carvalho, Procurador-Geral Adjunto Tributário
- Robinson Barreirinhas, Secretário Especial da Receita Federal do Brasil
- Rogério Ceron, Secretário Especial do Tesouro Nacional
- Bernard Appy, Secretário Extraordinário da Reforma Tributária
- Guilherme Mello, Secretário de Política Econômica
- Tatiana Rosito, Secretária de Assuntos Internacionais
- Marcos Barbosa Pinto, Secretário de Reformas Econômicas