metropoles.com

Haddad: pacote de corte de gastos deve ser anunciado nesta semana

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cancelou ida à Europa para focar a finalização da parte técnica do plano de corte de gastos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Herdeiro Lula Imagem colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na porta do ministério - Metrópoles
1 de 1 Herdeiro Lula Imagem colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na porta do ministério - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta segunda-feira (4/11), que as medidas de revisão de corte de gastos públicos devem ser anunciadas ainda nesta semana. A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro cancelou a viagem à Europa para focar a finalização da parte técnica do plano.

“Minha ida [viagem oficial à Europa] estava dependendo dessa definição – se, nesta semana ou [na] semana que vem, seriam feitos os anúncios. Como o presidente [Lula me] pediu para ficar, e como as coisas estão muito adiantadas do ponto de vista técnico, eu acredito que nós estejamos prontos nesta semana para anunciar [as medidas de corte de gastos]”, disse a jornalistas.

Haddad adiantou que, “em relação à Fazenda, tem várias definições e que estão muito adiantadas.”

“O presidente passou o fim de semana, inclusive, trabalhando o assunto, pediu que técnicos viessem a Brasília para apresentar detalhes a ele”, informou o ministro.

Confira a declaração de Haddad:

A administração federal é cobrada pelo mercado a apresentar o plano de corte de gastos. Com isso, o governo Lula (PT) viu o dólar disparar na última sexta-feira (1º/11), quando fechou a R$ 5,869 — maior valor desde a pandemia, em 2020.

Nova reunião sobre corte de gastos

Mais tarde, Haddad voltará à sede do Executivo para tratar das questões relacionadas ao corte de gastos. A nova reunião está marcada para o período da tarde e deve contar com a presença da Casa Civil.

O ministro evitou comentar detalhes do plano de corte de gastos e reforçou que o modelo de apresentação será decidido por Lula.

G20

Por volta das 9h, o presidente Lula se reuniu com alguns ministros para fazer o balanço das ações do G20, presidido pelo Brasil neste ano. A reunião durou cerca de duas horas.

“[Lula] não quis desmarcar as reuniões que já estavam agendadas em função da reunião de cúpula, com o Itamaraty e com a Fazenda. Fizemos essa reunião. Ele agora tem uns telefonemas internacionais que também já estavam agendados. E aí, com mais calma, a gente conversa para finalizar [as medidas da revisão de gastos]”, explicou o ministro.

Participaram da reunião sobre o G20 os ministros Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?